Seguir
Pesquisa:
Pesquisar em artigos de jornais e revistas
Pesquisa avançada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Silva, Marcus Vinícius Caetano Pestana da
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Pinto, Vilma da Conceição
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Nogueira, Eduardo Jacomo Seraphim
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Dias, Allanda Martins
dc.contributor.other Araújo, Bruna Mayra Sousa de
dc.contributor.other Leal, Gabriela Borges de Mello
dc.contributor.other Leal, Lucas Vinı́cius Penha Martins Bomfim
dc.contributor.other Domingos, Márcio Eduardo Fernandes
dc.date.accessioned 2024-02-22T20:36:23Z
dc.date.issued 2024-02-22
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/647153
dc.description.abstract O RAF nº 85, em linha com as projeções feitas pelos principais analistas, instituições e atores do mercado, traz o ajuste na projeção da IFI para o crescimento econômico em 2024 de 1,2% para 1,6%. Levou-se em consideração o efeito positivo sobre o consumo provocado pela injeção de renda introduzida pelo pagamento dos precatórios em dezembro de 2023 e a melhora do cenário externo. Ainda assim a estimativa da IFI se situa em um patamar ligeiramente inferior ao do Fundo Monetário Internacional (FMI) - 1,7%, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) -1,8%- e do Banco Central do Brasil (1,7%). O RAF identifica ainda incertezas relativas às fragilidades fiscais, ao excessivo endividamento das famílias, às eleições americanas e aos conflitos armados em curso. Em contrapartida, verifica a possibilidade de ampliação dos investimentos a partir da queda da taxa básica de juros, do aumento da confiança nos resultados da política econômica e da expansão do crédito via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Quanto à inflação, ajusta-se a projeção para 2024 a 3,9%, dentro da margem de tolerância da meta inflacionária traçada pelo Conselho Monetário Nacional, principalmente em função da queda do preço das commodities em reais. pt_BR
dc.format.extent 23 p. : il., gráfs. pt_BR
dc.publisher Senado Federal. Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 85
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política fiscal, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política orçamentária, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Finanças públicas, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : fevereiro de 2024 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Nota técnica pt_BR
local.publisher.place Brasília pt_BR


Arquivos deste item

Este item está licenciado sob a Licença Creative Commons

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)

Mostrar registro simples

CC0 1.0 Universal Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como CC0 1.0 Universal
Apoio:  


       Implementado com:  
     Estatísticas de uso  


Fale conosco:  


Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Serviço de Biblioteca Digital - SEBID
Telefones:+55 (61) 3303-1267 / 3303-1268
E-mail: biblioteca@senado.leg.br