Seguir
Pesquisa:
Pesquisar em artigos de jornais e revistas
Pesquisa avançada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso
dc.contributor.other Pinto, Vilma da Conceição
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Caldas, Carla Cristina Osório
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira de
dc.contributor.other Dias, Allanda Martins
dc.contributor.other Gonzaga, Pedro Ribeiro de Santana
dc.date.accessioned 2023-01-18T20:04:59Z
dc.date.issued 2023-01-18
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/604617
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract O IPCA encerrou 2022 em 5,8%, influenciado pelo corte de impostos sobre combustíveis. As expectativas para o IPCA de 2023 e 2024 continuam subindo, o que limita o espaço para cortes de juros. A pesquisa Focus mostra também elevação das projeções para 2025, horizonte mais longo, capturando possivelmente o aumento do risco fiscal. Por ora, a IFI avalia como provável a postergação do início e a redução da magnitude do ciclo de redução dos juros. A IFI considera que as de maior probabilidade de materialização em receitas para o governo central são as que configuram aumento de tributos. Do crescimento de 1,4 p.p. do PIB da receita primária do governo central em 2022, as receitas não administradas responderam por 0,8 p.p. Esse ganho foi propiciado pelos recolhimentos de dividendos, concessões e exploração de recursos naturais. A importância das receitas de petróleo deverá crescer nos próximos anos. A Lei Orçamentária de 2023 foi aprovada com previsão de deficit de R$ 231,6 bilhões. A EC nº 126, de 2022 possibilitou a expansão das despesas primárias sem uma discussão sobre as suas fontes de financiamento. Vislumbra-se a viabilidade de execução de deficit fiscal inferior ao previsto na peça orçamentária. O cenário da IFI para as despesas primárias de 2023, em parte, contempla algum efeito das ações de ajuste fiscal, principalmente no âmbito do gasto discricionário. O resultado primário do Governo Central deve registrar o primeiro superavit desde 2014. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) o resultado primário da União para 2022 deve apresentar superávit de R$ 49,3 bilhões (0,5% do PIB). pt_BR
dc.publisher Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; 72 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, Brasil pt_BR
dc.subject.other Inflação, Brasil pt_BR
dc.subject.other Despesa pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Receita pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Déficit orçamentário, Brasil pt_BR
dc.subject.other Impostos, automento, Brasil pt_BR
dc.subject.other Produto interno bruto (PIB), Brasil pt_BR
dc.subject.other Dívida pública, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : janeiro de 2023 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Nota técnica pt_BR
local.publisher.place Brasília pt_BR


Arquivos deste item

Este item está licenciado sob a Licença Creative Commons

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)

Mostrar registro simples

CC0 1.0 Universal Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como CC0 1.0 Universal
Apoio:  


       Implementado com:  
     Estatísticas de uso  


Fale conosco:  


Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Serviço de Biblioteca Digital - SEBID
Telefones:+55 (61) 3303-1267 / 3303-1268
E-mail: biblioteca@senado.leg.br