dc.contributor.advisor | Almeida, Valéria Ribeiro da Silva Franklin | |
dc.contributor.author | Leal, Ronan Ramos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T14:23:56Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019-08-29 | |
dc.identifier.uri | https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/600759 | |
dc.description | Monografia apresentada ao Instituto Legislativo Brasileiro - ILB como pré-requisito para obtenção de certificado de conclusão de Curso de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação Aplicada ao Poder Legislativo. | pt_BR |
dc.description | Banca Examinadora : Dra. Valéria Ribeiro da Silva Franklin Almeida ; Dr. Rafael Silveira e Silva. | pt_BR |
dc.description | Inclui resumo em português e inglês. | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia e lista de tabelas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca demonstrar como os Senadores brasileiros da 55ª Legislatura (2015-2019) usam suas redes sociais, mais especificamente o Facebook, para interagir com os internautas sobre temas de grande repercussão e mobilização, como foi o caso do PLC 28/2017, que regulamentou os serviços de transporte por aplicativos, como Uber, Cabify e 99. O tema mobilizou a opinião pública de forma abrangente, pois envolveu os motoristas por aplicativo, os taxistas e a população em geral que usa esses serviços. A pesquisa foi realizada por meio da análise dos perfis da rede social Facebook de todos os senadores entre os dias 24 de outubro e 1º de novembro de 2017, período da votação do projeto. Também foram examinadas as notas taquigráficas de Plenário a fim de se comparar o que foi postado no Facebook (discurso midiático) e o resultado do voto (decisão política). A maior parte (72%) não usou a rede social para demonstrar claramente seu posicionamento político sobre o tema. Conclui-se que a necessidade de resposta ao apelo popular no ambiente online ainda tem sido desconsiderada pela maior parte dos parlamentares. | pt_BR |
dc.description.statementofresponsibility | Ronan Ramos Leal | pt_BR |
dc.description.tableofcontents | A internet e a sociedade da informação -- A discussão sobre as tecnologias e seu papel para a interação social – Facebook -- As redes sociais e a política -- Transparência e instrumentos de diálogo -- Democracia, cidadania e a popularização da cibercidadania -- Uber - definição e sua trajetória de regulamentação -- Um estudo de caso - a votação para regulamentar os serviços de transporte por aplicativo -- O dia da votação e o método de análise da pesquisa -- Apresentação dos dados e resultados. | pt_BR |
dc.format.extent | 77 p. | pt_BR |
dc.publisher | Senado Federal, Instituto Legislativo Brasileiro | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject.other | Rede social na Internet | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte remunerado privado individual, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão da informação, aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject.other | Aplicativo de tecnologia, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Transparência, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Análise de conteúdo, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Facebook (Empresa) | pt_BR |
dc.title | O Uber e o Facebook dos senadores: um estudo sobre a votação da regulamentação do transporte por aplicativos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Monografia, tese e dissertação | pt_BR |
local.publisher.place | Brasília | pt_BR |
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