dc.contributor.author | Senado Federal. Instituição Fiscal Independente | |
dc.contributor.other | Couri, Daniel Veloso | |
dc.contributor.other | Pinto, Vilma da Conceição | |
dc.contributor.other | Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho | |
dc.contributor.other | Andrade, Alexandre Augusto Seijas de | |
dc.contributor.other | Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça | |
dc.contributor.other | Souza, Pedro Henrique Oliveira de | |
dc.contributor.other | Caldas, Carla Cristina Osório | |
dc.contributor.other | Dias, Allanda Martins | |
dc.contributor.other | Gonzaga, Pedro Ribeiro de Santana | |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T18:31:59Z | |
dc.date.issued | 2022-08-17 | |
dc.identifier.uri | https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/599701 | |
dc.description | Título da capa. | pt_BR |
dc.description.abstract | A expectativa para o crescimento do PIB desse ano foi ajustada de 1,4% para 2,0%. Os estímulos fiscais devem promover uma desaceleração mais branda da atividade econômica no segundo semestre. A taxa de variação esperada para 2023 foi ajustada de 0,7% para 0,6%, afetada pelo impacto do aperto monetário em curso e o menor dinamismo do crescimento mundial. A IFI revisou a projeção para a receita primária total do governo central em 2022, de 1,4% para 2,0%, e pelo comportamento recente das receitas não administradas. Em julho, houve um recolhimento importante de dividendos da Petrobras no montante de R$ 6,9 bilhões. No acumulado de 2022 até julho, as receitas não administradas já estão R$ 101,5 bilhões acima do montante recolhido em igual período de 2021. De acordo com o Tesouro, a reserva de liquidez da dívida pública tem registrado valores superiores aos inicialmente planejados para o ano, o que permitiu ao Tesouro manter a estratégia inicial de financiamento em um contexto de aumento de incertezas no ambiente econômico. Aplicando-se um reajuste de 18% sobre a despesa com remunerações e encargos de 2021 do Poder Judiciário (R$ 34,8 bilhões), obtemos R$ 41,1 bilhões, um aumento de R$ 6,3 bilhões. Como os reajustes previstos seriam escalonados, inicialmente a despesa passaria para R$ 36,6 bilhões em 2023 (R$ 1,8 bilhão acima de 2021). Em 2024, passaria para R$ 40,3 bilhões (+ R$ 5,5 bilhões em relação a 2021). Finalmente, em 2025, passaria para R$ 41,1 bilhões (+ R$ 6,3 bilhões). Para o Ministério Público, os valores seriam: em 2023, a despesa total passaria para R$ 5,7 bilhões (+ R$ 284 milhões); em 2024, passaria para R$ 6,3 bilhões (+ R$ 851 milhões); em 2025, passaria para R$ 6,4 bilhões (+ R$ 972 milhões). | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. : il., gráfs. | pt_BR |
dc.publisher | Senado Federal, Instituição Fiscal Independente | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 67 | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject.other | Orçamento público, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Produto interno bruto, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Dívida, pública, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Déficit, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Lei de diretrizes orçamentárias, Brasil, 2023 | pt_BR |
dc.subject.other | Despesa pública, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Aumento salarial, Brasil | pt_BR |
dc.title | Relatório de acompanhamento fiscal : agosto de 2022 | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
local.publisher.place | Brasília | pt_BR |
Apoio:
|
Implementado com:
Estatísticas de uso |
Fale conosco:
|
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Serviço de Biblioteca Digital - SEBID Telefones:+55 (61) 3303-1267 / 3303-1268 E-mail: biblioteca@senado.leg.br |