Seguir
Pesquisa:
Pesquisar em artigos de jornais e revistas
Pesquisa avançada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso
dc.contributor.other Pinto, Vilma da Conceição
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira de
dc.contributor.other Caldas, Carla Cristina Osório
dc.contributor.other Dias, Allanda Martins
dc.contributor.other Gonzaga, Pedro Ribeiro de Santana
dc.date.accessioned 2022-08-17T18:31:59Z
dc.date.issued 2022-08-17
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/599701
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract A expectativa para o crescimento do PIB desse ano foi ajustada de 1,4% para 2,0%. Os estímulos fiscais devem promover uma desaceleração mais branda da atividade econômica no segundo semestre. A taxa de variação esperada para 2023 foi ajustada de 0,7% para 0,6%, afetada pelo impacto do aperto monetário em curso e o menor dinamismo do crescimento mundial. A IFI revisou a projeção para a receita primária total do governo central em 2022, de 1,4% para 2,0%, e pelo comportamento recente das receitas não administradas. Em julho, houve um recolhimento importante de dividendos da Petrobras no montante de R$ 6,9 bilhões. No acumulado de 2022 até julho, as receitas não administradas já estão R$ 101,5 bilhões acima do montante recolhido em igual período de 2021. De acordo com o Tesouro, a reserva de liquidez da dívida pública tem registrado valores superiores aos inicialmente planejados para o ano, o que permitiu ao Tesouro manter a estratégia inicial de financiamento em um contexto de aumento de incertezas no ambiente econômico. Aplicando-se um reajuste de 18% sobre a despesa com remunerações e encargos de 2021 do Poder Judiciário (R$ 34,8 bilhões), obtemos R$ 41,1 bilhões, um aumento de R$ 6,3 bilhões. Como os reajustes previstos seriam escalonados, inicialmente a despesa passaria para R$ 36,6 bilhões em 2023 (R$ 1,8 bilhão acima de 2021). Em 2024, passaria para R$ 40,3 bilhões (+ R$ 5,5 bilhões em relação a 2021). Finalmente, em 2025, passaria para R$ 41,1 bilhões (+ R$ 6,3 bilhões). Para o Ministério Público, os valores seriam: em 2023, a despesa total passaria para R$ 5,7 bilhões (+ R$ 284 milhões); em 2024, passaria para R$ 6,3 bilhões (+ R$ 851 milhões); em 2025, passaria para R$ 6,4 bilhões (+ R$ 972 milhões). pt_BR
dc.format.extent 36 p. : il., gráfs. pt_BR
dc.publisher Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 67 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, Brasil pt_BR
dc.subject.other Produto interno bruto, Brasil pt_BR
dc.subject.other Dívida, pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Déficit, Brasil pt_BR
dc.subject.other Lei de diretrizes orçamentárias, Brasil, 2023 pt_BR
dc.subject.other Despesa pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Aumento salarial, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : agosto de 2022 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR
local.publisher.place Brasília pt_BR


Arquivos deste item

Este item está licenciado sob a Licença Creative Commons

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)

Mostrar registro simples

CC0 1.0 Universal Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como CC0 1.0 Universal
Apoio:  


       Implementado com:  
     Estatísticas de uso  


Fale conosco:  


Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho
Serviço de Biblioteca Digital - SEBID
Telefones:+55 (61) 3303-1267 / 3303-1268
E-mail: biblioteca@senado.leg.br