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dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso
dc.contributor.other Pinto, Vilma da Conceição
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira de
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Caldas, Carla Cristina Osório
dc.contributor.other Dias, Allanda Martins
dc.contributor.other Rodrigues, André d'Ávila Martins
dc.contributor.other Gonzaga, Pedro Ribeiro de Santana
dc.date.accessioned 2022-05-18T17:53:00Z
dc.date.issued 2022-05-18
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/597893
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract O ambiente externo piorou bastante com invasão da Ucrânia. levando o FMI a revisar para baixo as estimativas para a economia mundial. As pressões inflacionárias no Brasil já vinham se acumulando antes da guerra com os desequilíbrios gerados pela pandemia e agora aumentaram. Os dados de curto prazo mostram certa resiliência e o suporte de medidas de estímulo deve promover fôlego adicional para o PIB de 2022. A elevação em curso da taxa Selic deve reduzir o ímpeto da demanda doméstica nos próximos trimestres. Algumas medidas adotadas recentemente pelo Executivo federal vão gerar perda de receita neste e nos próximos anos. O alcance da maioria das medidas se restringirá a 2022. Outras produzirão perda permanente de arrecadação. A IFI estima um impacto de R$ 31,4 bilhões para a receita líquida do governo central em 2022. Os cenários fiscais para resultado primário do governo central melhoram. Com a aprovação das Emendas Constitucionais (ECs) nº 113 e 114, o governo conseguiu abrir espaço no teto de gastos para acomodar novas despesas. Isso resultou em ampliação do gasto social que, por meio do Projeto de Lei de Conversão nº 6, de 2022, passou a ser permanente. Uma das inovações das ECs foi a criação de um limite para gasto com precatórios, que alivia execução orçamentária no curto prazo, mas pressiona no médio prazo. Em 2027, os pagamentos não efetuados por força da regra do teto de precatórios devem piorar o primário em 2 pontos percentuais do PIB. A projeção da IFI para a Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG), em 2022, foi revista para 78,9% do PIB. O superavit deverá cair até 2025, fazendo com que a dívida bruta tenha ligeira alta. De todo modo, a DBGG deve se manter relativamente estável no cenário base da IFI, oscilando em torno de 80% do PIB até 2031. Em 2027, a necessidade de pagamento do passivo de precatórios suspensos deverá agregar 1,3 p.p. do PIB à DBGG. pt_BR
dc.description.tableofcontents Contexto macroeconômico - Atualização do cenário econômico: 2022-2031 - Atividade econômica - Mercado de trabalho - Inflação e política monetária - Deflator implícito do PIB e PIB nominal - Cenários alternativos -- Cenários para a receita total, as transferências e receita líquida - Considerações iniciais - Projeções de receitas para 2022 e 2023 - Projeções de receitas no horizonte 2022-2031 -- Cenários para as despesas primárias da União e o resultado primário - Novas projeções para as despesas primárias - Teto de gastos - Resultado primário -- Cenários para a dívida pública - Evolução recente dos juros e da dívida - Projeções - Tabelas fiscais - Projeções da IFI. pt_BR
dc.format.medium 57 p. pt_BR
dc.publisher Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; 64 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Cenário fiscal pt_BR
dc.subject.other Política orçamentária, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Finanças públicas, Brasil pt_BR
dc.subject.other Mercado de trabalho, Brasil pt_BR
dc.subject.other Inflação, Brasil pt_BR
dc.subject.other Dívida Pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Produto interno bruto (PIB), Brasil pt_BR
dc.subject.other Taxa de juros, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política monetária, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : maio de 2022 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR
local.publisher.place Brasília


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