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dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Salto, Felipe Scudeler
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso
dc.contributor.other Pinto, Vilma da Conceição
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira
dc.contributor.other Caldas, Carla Cristina Osório
dc.contributor.other Dias, Allanda Martins
dc.contributor.other Gonzaga, Pedro Ribeiro de Santana
dc.date.accessioned 2022-04-13T17:56:35Z
dc.date.issued 2022-04-13
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/597313
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract Os dados setoriais mais recentes reforçam o cenário de baixo crescimento esperado para o PIB do primeiro trimestre de 2022. A queda dos salários em termos reais e a política monetária restritiva tendem a desaquecer a demanda nos próximos trimestres. A intensificação do conflito no Leste Europeu adiciona incerteza ao cenário prospectivo. A escalada dos preços de commodities, amplificada pelo cenário internacional adverso, acentua o viés de alta nas estimativas para inflação e taxa básica de juros. As receitas não administradas do governo central somaram R$ 60,5 bilhões no primeiro bimestre do ano, configurando aumento de 66,3% em termos reais ante igual período do ano passado. Em proporção do PIB, esses recolhimentos passaram de 2,5% nos dois primeiros meses de 2021 para 4,1% em 2022. Em fevereiro, as emissões líquidas da Dívida Pública Mobiliária Federal Interna (DPMFi) foram de R$ 78,6 bilhões, sendo R$ 65,2 bilhões relativos a títulos com remuneração atrelada à taxa flutuante (Selic). As emissões líquidas de prefixados totalizaram R$ 21,4 bilhões no período. Os títulos atrelados à Selic seguirão ganhando participação no estoque da DPMFi, ao mesmo tempo em que o custo médio da dívida continuará em elevação. O relatório de avaliação das receitas e despesas da União referente ao primeiro bimestre mostra um espaço fiscal superior aos R$ 100 bilhões, contudo, as despesas do Poder Executivo superam em R$ 1,7 bilhão o teto para 2022. De forma a adequar as diretrizes orçamentárias às emendas constitucionais n.º 113 e n.º 114, o governo propôs um PLN para regular a execução das despesas com sentenças judiciais e precatórios. Além disso, o PLN n.º 2, de 2022, também propõe alterações no que diz respeito ao fundo especial de financiamento de campanha, ao contingenciamento de despesas discricionárias, aos índices de atualização monetária da dívida mobiliária federal, e outros. pt_BR
dc.description.tableofcontents Contexto macroeconômico -- Atividade econômica - Mercado de trabalho - Inflação e política monetária -- Conjuntura fiscal - Resultado primário do governo central - Evolução dos indicadores de endividamento do setor público -- Orçamento - Avaliação bimestral de receitas e despesas primárias do Executivo - Meta de resultado primário - Teto de gastos - PLN n.º 2, de 2022: Alteração na LDO - Tabelas fiscais - Projeções da IFI . pt_BR
dc.format.medium 42 p. : il., gráfs. pt_BR
dc.publisher Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 63 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política fiscal, Brasil pt_BR
dc.subject.other Finanças públicas, Brasil pt_BR
dc.subject.other Mercado de trabalho, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política monetária, Brasil pt_BR
dc.subject.other Despesa pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Receita pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Inflação, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : abril de 2022 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR
dc.type Slides de apresentação pt_BR
local.publisher.place Brasília


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