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dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente
dc.contributor.other Salto, Felipe Scudeler
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso
dc.contributor.other Pinto, Vilma da Conceição
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira
dc.contributor.other Silva, Maria Vitória da
dc.contributor.other Nunes, Vinı́cius Quintanilha
dc.contributor.other Caldas, Carla Cristina Osório
dc.date.accessioned 2021-11-17T17:41:06Z
dc.date.issued 2021-11-17
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/594056
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract As perspectivas de mudanças na regra do teto de gastos e de abertura de espaço no Orçamento de 2022, devido à aprovação da PEC nº 23/2021 na Câmara dos Deputados, provocaram um forte aumento dos juros exigidos nos leilões de títulos públicos e um movimento de revisão de projeções das principais variáveis macroeconômicas pelos agentes de mercado, gerando um cenário pessimista com uma inflação mais resiliente e menor crescimento econômico. As taxas de emissão em oferta pública da DPMFi continuaram a subir em outubro, subindo desde junho, com aumento do risco-país. A despesa de juros do setor público em proporção ao PIB subiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro. Além disso, maiores despesas de juros vão pressionar os indicadores de endividamento, podendo afetar a percepção quanto à sustentabilidade do quadro fiscal do país, assim como o nível da taxa Selic. A PEC dos Precatórios aprovada na Câmara deve gerar espaço de R$ 93,0 bilhões no teto de gastos de 2022. A alteração do IPCA que corrige o teto, de junho para dezembro, responde por R$ 47,6 bilhões desse total. Os R$ 45,4 bilhões restantes decorrem da criação do limite de gastos com sentenças judiciais e precatórios. Boa parte do espaço gerado com a aprovação da PEC nº 23, de 2021, já estaria preenchida. Entre várias medidas anunciadas, a mais relevante é o benefício temporário de R$ 400,00 ao mês no âmbito do Auxílio Brasil, com impacto estimado em R$ 46,9 bilhões. Pelas projeções da IFI, a margem para ampliação de gastos primários, além dos anunciados, deve ficar em R$ 24,5 bilhões. No cálculo feito a partir das projeções do PLOA 2022, haveria necessidade de ajuste de gastos indexados ao INPC e a margem cairia para apenas R$ 1,8 bilhão. pt_BR
dc.description.tableofcontents Contexto macroeconômico - Atividade econômica - Mercado de trabalho - Inflação e política monetária -- Conjuntura fiscal - Resultados do governo central e do setor público consolidado - Resultado primário do governo central - Resultado do setor público consolidado - Evolução dos indicadores de endividamento do setor público -- Orçamento 2022 e a PEC dos precatórios - Tabelas fiscais - Projeções da IFI. pt_BR
dc.format.medium 35 p. : il., gráfs. pt_BR
dc.publisher Brasília : Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; 58 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Finanças públicas, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política fiscal, Brasil pt_BR
dc.subject.other Inflação, Brasil pt_BR
dc.subject.other Taxa de juros, Brasil pt_BR
dc.subject.other Dívida pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other Proposta de emenda à Constituição, Brasil pt_BR
dc.subject.other Precatório, projeto de lei, Brasil pt_BR
dc.subject.other Auxílio financeiro, Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : novembro de 2021 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR


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