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dc.contributor.author Senado Federal. Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.contributor.other Salto, Felipe Scudeler pt_BR
dc.contributor.other Couri, Daniel Veloso pt_BR
dc.contributor.other Pellegrini, Josué Alfredo pt_BR
dc.contributor.other Casalecchi, Alessandro Ribeiro de Carvalho pt_BR
dc.contributor.other Andrade, Alexandre Augusto Seijas de pt_BR
dc.contributor.other Bacciotti, Rafael da Rocha Mendonça pt_BR
dc.contributor.other Mesquita, Luiza Muniz Navarro pt_BR
dc.contributor.other Souza, Pedro Henrique Oliveira pt_BR
dc.date.accessioned 2020-09-14T16:54:17Z
dc.date.issued 2020-09-14
dc.identifier.uri https://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/576808
dc.description Título da capa. pt_BR
dc.description.abstract Nesta edição, na seção de Contexto Macroeconômico, analisam-se os resultados do PIB do segundo trimestre, que indicou retração econômica de 11,4%, no período, em relação ao mesmo trimestre de 2019. Esses dados reiteram o quadro esperado pela IFI para o ano, em que se projeta queda de 6,5% para o PIB, apesar da recuperação importante da indústria e do comércio observada nos dados mensais. Na Conjuntura Fiscal, o foco são os dados de receitas e despesas do governo central, cuja dinâmica aponta déficit primário de R$ 877,8 bilhões (12,7% do PIB) para 2020, estimativa mantida pela IFI desde junho. Neste mês, avalia-se também o Boletim de Finanças Públicas dos Entes Subnacionais, para explorar as razões do resultado positivo no âmbito dos governos regionais. Ainda nessa seção, ressalta-se a preocupação com a evolução da dívida pública, o encurtamento de prazos e as consequências dessa mudança de perfil para o equilíbrio fiscal de médio prazo. A insolvência não é o cenário esperado, mas é essencial que o compromisso com o teto de gastos e o ajuste das contas públicas seja restabelecido no pós-crise. Isso envolve, prioritariamente, controlar a despesa pública. Os principais pontos do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2021 são comentados na seção de Orçamento, com destaque para o teto de gastos. As despesas sujeitas ao teto estão fixadas em patamar idêntico ao teto projetado de 2021 (R$ 1.485,9 bilhões), indicando dificuldade para o cumprimento da regra no ano que vem. Essa avaliação leva em conta que há pressões por gastos adicionais não contempladas, ainda, na peça orçamentária, a exemplo do chamado Renda Brasil. A preservação da essência do teto de gastos, mesmo que o rompimento ocorra em 2021, é fundamental para que as expectativas dos agentes econômicos a respeito da sustentabilidade fiscal não se deteriorem, em prejuízo do atendimento das necessidades de financiamento do setor público. pt_BR
dc.description.statementofresponsibility Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.format.medium 53 p. : il., gráfs. pt_BR
dc.publisher Brasília : Senado Federal, Instituição Fiscal Independente pt_BR
dc.relation.ispartofseries Relatório de acompanhamento fiscal ; n. 44 pt_BR
dc.rights CC0 1.0 Universal *
dc.rights.uri http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ *
dc.subject.other Orçamento público, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política fiscal, Brasil pt_BR
dc.subject.other Política orçamentária, periódico, Brasil pt_BR
dc.subject.other Dívida pública, Brasil pt_BR
dc.subject.other COVID-19, Brasil pt_BR
dc.subject.other Déficit orçamentário, Brasil pt_BR
dc.subject.other Lei orçamentária anual (LOA), Brasil pt_BR
dc.title Relatório de acompanhamento fiscal : setembro de 2020 pt_BR
dc.type Texto pt_BR
dc.type Relatório pt_BR


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