dc.contributor.author | Meneguin, Fernando Boarato | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-03-28T14:14:06Z | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-04-15T12:47:09Z | |
dc.date.issued | 2011-03-18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/197381 | |
dc.description.abstract | As reformas da previdência que aconteceram por meio das Emendas Constitucionais nº 20, de 1998, e nº 41, de 2003, propiciaram um arcabouço jurídico que possibilita a fixação de um teto para os benefícios previdenciários dos servidores públicos, bem com a criação de uma previdência complementar no setor público. Este artigo discute os mandamentos constitucionais sobre a questão, analisa como será o provável benefício do servidor, bem como o custo para o Estado no curto e no longo prazo, caso o plano seja implementado. O estudo apresenta também, como paradigma, o funcionamento da previdência complementar dos servidores públicos federais nos Estados Unidos da América. Por fim, sugere algumas diretrizes para o desenho da previdência complementar dos servidores públicos no Brasil, de forma a garantir eficiência do sistema. | pt_BR |
dc.description.statementofresponsibility | Fernando B. Meneguin | pt_BR |
dc.format.medium | 18 p. | pt_BR |
dc.publisher | Brasília : Senado Federal, Consultoria Legislativa | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Textos para discussão ; 88 | pt_BR |
dc.subject.other | Previdência Social, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Servidor público, aposentadoria, Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Previdência privada, Brasil | pt_BR |
dc.title | Previdência complementar dos servidores públicos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
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