Título: Lula manda delegado concluir investigação
Autor: Ignacio, Laura ; Correia, Karla
Fonte: Jornal do Brasil, 17/07/2008, País, p. A3

Karla Correia

BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, ontem, que a Polícia Federal promova o retorno do delegado Protógenes Queiroz ao comando da Operação Satiagraha, que se afastou do cargo ontem em circunstâncias não bem esclarcidas.

¿ Moralmente, esse cidadão tem de ficar no caso até terminar esse relatório e entregar o resultado das investigações para o Ministério Público e depois, então, ele pode se afastar. A não ser que ele não queira e diga que não queira ¿ disse Lula, ontem, depois de cerimônia de san ção do novo piso salarial para os professores da rede pública.

O presidente criticou as "insinuações" de que a ordem para o afastamento dos três delegados teria partido do governo e repreendeu a atitude de Protógenes.

Quatro anos

¿ Esse cidadão não pode, depois de fazer uma investigação de quase quatro anos, na hora de finalizar o relatório dizer "eu vou embora fazer meu curso e deixar para o trabalho outro" e ainda dar vazão a insinuações de que ele foi tirado do caso. Não é correto nem para um presidente da República, muito menos para um delegado da Polícia Federal vender insinuações para a sociedade.

Protógenes Queiroz teve seu afastamento anunciado depois do delegado ser bombardeado dentro e fora do governo por pesadas críticas quanto aos "excessos" cometidos na operação. A divulgação de imagens da prisão de investigados e o uso de algemas no ato das detenções foram assunto de reunião da Coordenação Política no Palácio do Planalto.

Apesar dos questionamentos, contudo, a operação foi considerada positiva pelo presidente Lula, segundo relato de assessores diretos do gabinete presidencial. Reforçando as declarações do presidente Lula.