Título: Festa para Einstein
Autor: Claudia Bojunga
Fonte: Jornal do Brasil, 20/01/2005, Internacional, p. A11

Começam as comemorações dos 100 anos da teoria da relatividade

O chanceler Gerhard Schröder lançou ontem, na Alemanha, o Ano Internacional da Física, que marca o centenário da teoria da relatividade de Albert Einstein, que mudou completamente o panorama da ciência moderna. Durante 2005, a Alemanha irá realizar diversos tipos de eventos para homenagear o grande nome da ciência. Serão congressos, palestras, exposições e passeios pelos lugares que Einstein freqüentou, principalmente na região de Berlim e Brandemburgo, onde ele viveu durante 18 anos.

A decisão de fazer de 2005 o Ano Internacional da Física tem o objetivo, além de comemorar o centenário dos principais trabalhos de Einstein e cinqüenta anos de sua morte, destacar a importância da física no mundo contemporâneo. Os festejos do Ano Internacional da Física serão realizados em todo o mundo, inclusive no Brasil. Entidades educacionais como a Unesco esperam também que as descobertas de Einstein estimulem as crianças e jovens a estudar física.

Embora a maioria das pessoas não entenda as fórmulas e teorias de Einstein, ele é conhecido por sua genialidade. Em 1905, o cientista apresentou ao mundo a sua teoria da relatividade, que mudou os conceitos de tempo e espaço.

- Isso significa que o tempo e a massa dependem do observador, como por exemplo a que velocidade está. - explica ao JB o físico Ildeu de Castro Moreira.

De acordo com Ildeu, já foi realizado um experimento em que uma pessoa deu várias voltas na Terra de avião. Comparando-se depois a hora marcada no relógio desta pessoa com o relógio de uma outra que não viajou, foi registrada uma variação no intervalo de tempo. O que demonstrou que quando muda a velocidade a contagem do tempo se altera.

Em 1905, Einstein também estabeleceu a existência dos átomos e determinou o seu tamanho. Por meio da descoberta, ele se tornou um dos precursores de um dos ramos mais frutíferos da física moderna, a teoria quântica. Com base nesta teoria foi inventado o laser, que possibilita desde o funcionamento de portas automáticas a leitura de CDs e cirurgias muito precisas.

No mesmo ano, Einstein definiu também a mais lendária das equações científicas: E=mc², que relaciona a energia da matéria à sua massa e à velocidade da luz, estabelecendo que a massa pode ser transformada em energia. O poder destrutivo das bombas nucleares pode ser atribuído a essa equação, o que Einstein lamentou.

Os festejos do Ano da Física começam no Brasil na segunda-feira, 24 de janeiro, no Teatro Odylo Costa Filho, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O evento inclui palestras de pesquisadores brasileiros e estrangeiros e cursos.

- A importância dessa comemoração é destacar a melhoria do ensino de física em todos os níveis no Brasil e estimular os jovens a seguirem carreira na física, serem professores e cientistas - afirma Ildeu Moreira.