Título: Aerus cobra prestação de contas da Varig
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 23/11/2005, Economia & Negócios, p. A19

O Aerus, principal credor da Varig, voltou a criticar ontem o andamento da recuperação judicial da companhia aérea. O diretor presidente do fundo de pensão, Odilon Junqueira, revelou ter encaminhado carta à administração da empresa na qual reitera não se sentir ''confortável'' com o plano de recuperação apresentado até o momento.

- A empresa precisa conversar com os credores. O Aerus tem 45% dos créditos que estão sob recuperação judicial e não pode ser subestimado - disse Junqueira.

Ele ressaltou que o plano de recuperação, que deverá ser aprovado no máximo até o próximo dia 19 de dezembro pelos credores, deve ser discutido antes com o fundo, sob o risco de reprovação.

Segundo ele, como o fundo está sob intervenção da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), qualquer decisão sobre a reestruturação da Varig só pode ser tomada depois do sinal verde do secretário da SPC, Adacir Reis.

- O Aerus não vai aprovar nenhum plano que não equacione de maneira razoável as dívidas que põem em risco a aposentadoria dos atuais 6 mil beneficiários do fundo.