Valor Econômico, v. 20, n. 4828 03/09/2019. Brasil, p. A2

Bolsonaro prepara MP para mudar Bolsa Família

Fabio Murakawa


O presidente Jair Bolsonaro prepara uma medida provisória para reformular o Bolsa Família, um dos principais programas sociais do governo criado durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva.

O Valor apurou que a MP está sendo analisada por funcionários da Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ), ligada à Secretaria-Geral da Presidência. Segundo fontes, estão sendo feitos "ajustes técnicos" na MP, que deve ser publicada nos próximos dias.

Também de acordo com essas fontes, o programa não deve mudar de nome, mas terá novas características para imprimir uma marca social ao governo Bolsonaro.

Segundo informações do jornal "O Globo", o governo pretende ampliar o número de beneficiados pelos programas sociais de transferência de renda. Para tanto, o Ministério da Economia encomendou um estudo ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

O documento, diz o jornal, propõe cortes em benefícios voltados à população com maior renda. Seria o caso dos abonos salariais e das deduções no Imposto de Renda.

Esses cortes serviriam como contrapartida para a ampliação da cobertura do Bolsa Família. Atualmente, o programa beneficia 13,8 milhões de famílias.

O estudo prevê ainda a criação de um benefício universal voltado a crianças e adolescentes.