Correio Braziliense, n. 21719, 03/08/2022. Cidades, p. 14

Dia de feira para os candidatos

Júlia Eleutério
Arthur de Souza
Pablo Giovanni


Para fazer o corpo a corpo com o eleitor e apresentar as propostas de campanha, os candidatos priorizam locais onde há maior concentração de pessoas, como feiras e terminais rodoviários. Ontem, o candidato a reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), visitou a Feira Livre do Cruzeiro e conversou com populares. O candidato e atual governador do DF afirmou que o projeto para obra da feira foi concluído junto à Novacap e que, agora, aguarda a liberação dos recursos para reforma total que irá atender o pleito dos feirantes e de toda a comunidade. “Essa feira é uma feira onde a comunidade do Cruzeiro visita muito e a gente quer isso aqui tudo arrumado”, destacou.

Ibaneis também foi questionado sobre temas como o funcionamento do DF Legal e a segurança na capital. O candidato à reeleição destacou que o órgão de fiscalização funciona bem, mas que Brasília tem uma cultura das invasões. “Nós temos que ampliar cada vez mais a força do DF Legal para transformar o DF numa cidade legalizada, o que não é fácil posso garantir isso”, ressaltou Ibaneis.

A respeito da segurança, o governador afirmou que pretende fazer mais concursos e chamamentos de policiais. “Nós temos que melhorar muito ainda na parte da informatização. A tecnologia hoje é um grande aliado no combate à insegurança e a gente tem que avançar. Nós vamos continuar exatamente com a contratação do pessoal para elevar o número de policiais militares nas ruas. Mais concursos e mais chamamentos para que a gente possa atingir um nível pelo menos razoável da quantidade de policiais”, enfatizou. De acordo com o governador, o efetivo atual está abaixo do esperado com 11 mil agentes. O ideal, segundo Ibaneis, é de 18 mil policiais trabalhando no DF.

Após a agenda no Cruzeiro, o candidato fez uma carreata pela região administrativa. Ainda cumprindo agenda, Ibaneis fez um comício na Feira Permanente da QNL 7, em Taguatinga, e fez uma vigília dos Multiplicadores da Igreja Universal do Reino de Deus.

O candidato Leandro Grass cumpriu agenda em regiões administrativas do DF. Grass distribuiu panfletos, conversou com as pessoas e almoçou no Restaurante Comunitário da Estrutural. Na oportunidade, o candidato da federação PV-PT-PCdoB destacou que, historicamente, a cidade Estrutural tem sido um lugar de ausência do governo com uma quantidade de equipamentos públicos insuficiente para atender a população local. “A Escola Classe e CED 1, por exemplo, não são mais suficientes para atender as crianças e adolescentes. Precisa de uma escola de Ensino Médio, de uma nova escola classe e de um centro de educação infantil, além de ampliar os convênios com as creches aqui que trabalham em parceria com o governo e construir uma creche pública aqui dentro”, avaliou.

Sobre a proposta de construir um restaurante comunitário no local, Grass avaliou que essa é uma forma de garantir a segurança alimentar e nutricional da população mais carente por um preço acessível. “Novos restaurantes comunitários com café, almoço e janta”, projetou. A respeito de equipamentos públicos na região, Grass ressaltou que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Estrutural está sobrecarregado e precisa de mais um centro na região para atender a população local, em especial de Santa Luzia. “A gente precisa trazer pra cá as políticas públicas”, enfatizou. Sobre a questão da falta de segurança, o candidato destacou que o problema é um reflexo da falta de políticas públicas. “Tem que ter policiais, a gente tem que aumentar o efetivo, mas a gente tem que trabalhar nessa prevenção e nessa capacidade de combater o crime lá quando ele começa, trazendo esporte para cá e cultura”, comentou, avaliando que a região não tem um equipamento cultural onde as crianças possam desenvolver as capacidades.

Grass ressaltou que, por ser uma cidade pequena, há condições de fazer da Estrutural uma referência em cidadania. “O nosso propósito de governo é começar todas as boas políticas públicas que a gente quer fazer por essas áreas, por exemplo, na educação integral e estimular a economia local”, destacou, citando também a região do Itapoã como outro ponto que necessita de atenção do governo. A noite, participou de um Happy Hour com apoiadores do Núcleo Bandeirante, além de panfletar em bares e faculdades.

 

Nas ruas

Leila Barros (PDT) almoçou no restaurante do Campos, no mercadão do Núcleo Bandeirante, no início da tarde. Às 14h30, caminhou no comércio da região administrativa, onde cumprimentou moradores e comerciantes. À noite, visitou a tradicional 26ª Festa do Morango, e se reuniu com produtores e extensionistas.

Paulo Octávio (PSD) participou, pela manhã, da filiação de correligionários e do lançamento de um programa destinado a afrodescendente da sigla. Ainda pela manhã, o candidato participou de uma caminhada no comércio na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) do Recanto das Emas. À tarde, o postulante ao Buriti fez caminhada na avenida principal no Recanto das Emas. Ele almoçou no restaurante comunitário da região administrativa.

O concorrente Izalci Lucas (PSDB), pela manhã, concedeu entrevista para uma rádio. O tucano também participou de uma reunião na sede da Fibra, no SIA. À tarde, foi a uma entrevista na rádio Guará. Às 16h, participou de encontro na Aliança dos Pastores de Brasília (APB). O candidato esteve, às 17h, em uma caminhada na área comercial do Sol Nascente. O senador encerrou a agenda com líderes comunitários da região administrativa, às 19h45.

Keka Bagno (PSol) começou o dia com gravação do plano de governo para a propaganda eleitoral. À tarde, foi para uma caminhada no Setor Comercial Sul (SCS). No início da noite, esteve no lançamento do Comitê DF de Todas as Gentes. A candidata, às 19h30, participou do MDR Podcast, e encerrou a noite no festival Vem Honk, na Torre de TV.

Lucas Salles (DC), pela manhã, fez a apresentação do programa de governo para empreendedores da Rodoviária do Plano Piloto. À tarde, concedeu entrevista a um veículo de comunicação e encerrou o dia em uma live no seu canal do YouTube. Coronel Moreno (PTB) participou, pela manhã, de uma entrevista para rádio. Ainda pela manhã, falou a um jornal e encerrou dia gravando uma participação a um programa de uma emissora de rádio.

Robson Raymundo (PSTU), às 16h30, fez panfletagem em uma passarela do SIA. Candidato pelo PCB, Teodoro da Cruz, pela manhã, participou do evento de fechamento das urnas eletrônicas, no TSE, e às 17h fez panfletagem no Guará. Renan Rosa (PCO), durante a manhã, fez reunião com o comitê de campanha. Às 14h30, fez uma visita em um acampamento em região próxima à Santa Maria, e encerrou o dia participando de uma assembleia de trabalhadores bancários, na Asa Sul.

 

*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado

 

Agenda dos candidatos ao GDF para hoje

Ibaneis Rocha (MDB)

8h30 — Encontro com vigilantes, no Setor de Edifícios Públicos Sul;

9h15 — Reunião no Sindifau, em Vicente Pires;

10h — Encontro com apoiadores da candidata a dep. distrital Cirene Inácio (MDB), no Saan;

11h — Visita aos ambulantes de Ceilândia.

 

Paulo Octávio (PSD)

8h — Carreata e adesivaço, no Gama;

8h30 — Café da Manhã na casa da dep. distrital Maria Antônia (Solidariedade);

9h30 — Caminhada no Setor Oeste do Gama;

12h30 — Almoço na Área Rural da DF-290;

14h — Carreata e lançamento da candidatura à dep. federal de Pedro Oliveira (PSD), em Brazlândia;

15h — Caminhada no comércio das quadras 15 /18 do Gama Leste;

16h — Caminhada no antigo Setor Bancário;

17h — Reunião com apoiadores do dep. Raad, no Grande Colorado;

19h — Reunião para apresentação de candidatos, em Santa Maria Norte;

20h30 — Visita à 26º Festa do Morango de Brasília, em Brazlândia.

 

Leila Barros (PDT)

Passará o dia gravando programa eleitoral.

 

Leandro Grass (PV)

9h — Café com apoiadores de Ceilândia;

10h45 — Encontro com apoiadores e voluntários de Ceilândia;

14h — Entrevista para a Rádio Popular FM;

15h15 — Encontro com professores e professoras de Sobradinho;

17h — Caminhada na Quadra Central e na Feira Modelo de Sobradinho.

 

Izalci Lucas (PSDB)

9h30 — Missa de acolhida de Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília;

12h30 — Almoço em Santa Maria;

15h — Participação em ato de filiação do PSDB-DF, em Santa Maria;

16h30 — Reunião com moradores e lideranças de Santa Maria;

19h — Aniversário do Padre Olmer, na paróquia do Lago Norte.

 

Keka Bagno (PSol)

9h — Caminhada no Gama;

14h — Visita ao Honk Ocupa, em Ceilândia;

16h — Participação em assembleia do MTST Planaltina;

17h — Visita ao Inverso Bar, na Asa Norte, para o Samba de Moças.

 

Lucas Salles (DC)

9h30 — Café da Manhã com candidato, deputado e apoiadores, em Santa Maria;

12h30 — Visita à Feira do Periquito com candidatos do DC;

14h30 — Caminhada no centro de Ceilândia com candidatos do DC.

 

Coronel Moreno (PTB)

8h — Caminhada na Feira de Vicente Pires;

11h — Caminhada na Feira do Guará;

14h — Caminhada na Feira dos Importados.

Robson Raymundo (PSTU)

9h — Caminhada e panfletagem na Vila São José, em Brazlândia.

Teodoro da Cruz (PCB)

15h — Evento da União da Juventude Comunista com a candidata à presidência pelo PCB, Sofia Manzano, na Praça do Relógio.

O candidato Renan Rosa (PCO) não enviou a agenda até o fechamento desta edição