O Estado de São Paulo, n. 46782, 17/11/2021. Política p.A10

 

Indicação de embaixador para Portugal abre disputa no TCU.

 

 

Lauriberto Pompeu

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tenta resolver um impasse na escolha do próximo nome para compor o Tribunal de Contas da União (TCU). O governo Bolsonaro deve oficializar, nos próximos dias, a indicação do ministro Raimundo Carreiro como embaixador em Portugal e sua vaga será preenchida por indicação de senadores.

Inicialmente, Carreiro só sairia do TCU em setembro de 2023, quando completa 75 anos, idade da aposentadoria compulsória. Mas sua escolha para a embaixada tem por objetivo abrir espaço para que o governo tenha maior interlocução com o tribunal.

O plano de Pacheco era dar a vaga ao senador Antonio Anastasia (PSD-MG), seu aliado, mas dois outros senadores agora reivindicam o posto: Kátia Abreu (Progressistas-to) e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). As negociações são para que dois deles desistam e a vaga não precise ser decidida no voto.

Nos bastidores, Bezerra Coelho, Kátia e Anastasia estão em campanha mas evitam falar do assunto porque Carreiro ainda não deixou o TCU. O assunto deve avançar após Bolsonaro mandar a mensagem oficial ao Senado.

O senador Alvaro Dias (PR), líder do Podemos no Senado, admitiu ter um favorito para a cadeira, mas deixou claro que essa não é a posição oficial da legenda. "Cada senador é livre. Eu estou apoiando o Anastasia", afirmou.

 

PEÇA-CHAVE. Kátia é peça-chave na operação porque comanda a Comissão de Relações Exteriores (CRE), responsável por analisar as indicações para embaixadas. A sabatina de Carreiro será marcada para o esforço concentrado que começa dia 30 e vai até 2 de dezembro.

Anunciado pelo presidente do Senado, esse período servirá para os senadores analisarem indicações para agências reguladoras e tribunais superiores. No último dia 4, quando o governo realizou o leilão do 5G, o presidente Jair Bolsonaro fez uma série de elogios a Carreiro e mencionou sua indicação para Portugal. "Amigo de todo mundo. Se Deus quiser, vai para Portugal brevemente. Não por minha vontade, por mim não iria. Mas vai porque merece", disse Bolsonaro na ocasião. O Estadão apurou que o TCU e o Senado já foram avisados de que o governo já enviou a indicação de Carreiro.

PRECEDENTE. Não é a primeira vez que a operação para abrir a vaga no TCU acontece. No início do ano, o governo já havia tentado a indicação de Carreiro mas foi barrada por Renan Calheiros (MDB-AL). TCU. Em conjunto com Kátia, Renan agiu para que a Comissão de Relações Exteriores não analisasse a indicação. Agora, a estratégia dos dois senadores mudou e eles tentam levar a própria Kátia para o posto. Pacheco e a senadora estão em Lisboa em evento jurídico do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).