O Globo, n. 32734, 22/03/2023. Política, p. 6

Lula fala de vingança contra Sergio Moro, que reage

Kathlen Barbosa


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou ontem mágoa em relação ao ex-juiz e hoje senador Sergio Moro, responsável por condená-lo em primeira instância em 2017. Enquanto comentava sobre o período em que esteve preso em Curitiba por decorrência das investigações da Operação Lava-Jato, Lula contou que quando era visitado por procuradores na sede da Polícia Federal, e eles perguntavam se estava tudo bem, respondia:

— Não está tudo bem. Só vai ficar tudo bem quando eu f... esse Moro. Eu sempre dizia que estava lá para me vingar dessa gente. Sempre que entrava um delegado, eu falava: “Se prepare que eu vou provar (a minha inocência)” —disse em entrevista à TV 247.

O ex-juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba repudiou a fala do petista e destacou que “nunca se referiu a Lula dessa forma”:

— É uma fala de baixo calão, utilizando termos grosseiros, uma forma que nunca me reportei a ele — afirmou Moro durante entrevista à CNN Brasil. —Eu repudio veementemente. Acho que o presidente feriu a liturgia do cargo ao utilizar esse palavreado de baixo calão e nós temos que questionar quando isso é utilizado como forma de desviar o foco em relação às falhas e fracassos do governo atual —disse.

Decisão individual

Perguntado se interpretaria a suposta “vingança” mencionada por Lula como uma forma de o presidente provar sua inocência, Moro afirmou que sua interpretação é de que Lula estaria “se vingando da população brasileira”:

— O presidente está se vingando da população brasileira porque o governo não tem apresentado os resultados. Disse que ia ter picanha e cerveja para todo mundo e nós vemos na verdade um crescimento econômico pífio.

Lula criticou a Lava-Jato ao afirmar que vai ignorar a lista tríplice para a Procuradoria-Geral da República.

— Única coisa que tenho certeza é que eu não vou escolher mais lista tríplice. E o Ministério Público Federal tem que saber que eu não vou escolher por irresponsabilidade da força tarefa do Paraná, que foi moleque, que prejudicou a imagem do Ministério Público Federal, que quase destruiu a imagem da seriedade do Ministério Público, banco de moleque responsável. Eles jogaram fora uma coisa que só eu tinha feito, escolher a lista tríplice.

Lula afirmou também que fará indicações para o Supremo Tribunal Federal (STF) sozinho, e que não tem “compromisso oficial com ninguém”.