Correio Braziliense, n. 21596, 03/05/2022. Política, p. 3

Corrida por título congestiona site do TSE

Cristiane Noberto


A Justiça Eleitoral encerra, amanhã, o prazo para os brasileiros tirarem, regularizarem ou transferirem o título de eleitor e possam exercer o poder de voto no pleito de outubro. A procura de última hora pelos serviços provocou instabilidade, ontem, das redes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).   

Segundo a Corte, o grande volume de acesso simultâneo, de quase meio milhão de brasileiros, congestionou os sistemas. “Até as 17h, foram realizados 431 mil atendimentos”, informou o TSE, em nota. “As áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados”, acrescenta.   

O sistema voltou a funcionar por volta das 18h30, ainda com alguma instabilidade. Alguns dados estatísticos, porém, estão indisponíveis. “Por conta da instabilidade apresentada na tarde desta segunda-feira, nos sistemas do TSE, o tribunal está revisando os dados, que serão divulgados em momento oportuno, ainda nesta semana”, diz o comunicado. Nesses dados constavam, por exemplo, o número de jovens de 17 anos que tinham se habilitado, até 30 de abril, para votar em outubro.  

Por causa da grande demanda de última hora, o TSE informou que os cartórios eleitorais regionais estão funcionando com horário estendido em uma hora — passaram a atender até as 18h.

Serviços

No portal do TSE (tse.jus.br) é possível consultar todas as pendências eleitorais. O eleitor pode solicitar revisão de dados de títulos cancelados, que, segundo a Corte, entre 2018 a 2021, chegaram a seis milhões de documentos invalidados. O cancelamento ocorre quando o cidadão deixa de cumprir alguma obrigação eleitoral, como não atender a chamado da Justiça eleitoral ou deixar de votar, sem justificativa, por três vezes seguidas. Para quem não coletou a biometria, no entanto, o cancelamento foi suspenso pelo tribunal.

Também podem ser feitas alterações no cadastro eleitoral — como atualização de endereço, inclusão de nome social e mudança de zona ou seção eleitoral.

As eleições no Brasil têm atraído a atenção de celebridades internacionais. Ontem, o ator Mark Hamill, astro de Star Wars, aderiu à campanha que incentiva jovens de 16 e 17 anos a votarem em outubro. “Tirem o título de eleitor até 4 de maio, jovens do Brasil! May the 4th be with you...All!”, escreveu Hamill, no Twitter, num trocadilho com a frase dos jedis “que a força esteja com você”.

Antes de Hamill, o ator Mark Ruffalo, conhecido por diversos personagens, entre eles o super-herói verde “Hulk”, também mandou um recado aos eleitores mais jovens. “Galera do Brasil! Deem RT aqui com os vídeos que vocês fizeram incentivando outros jovens a tirar o título. Vou repostar cinco vídeos antes da data-limite de 4 de maio. Vamos bombar essa campanha! A democracia e o planeta saem ganhando”, escreveu.

O astro Leonardo DiCaprio, ativista da causa ambiental, também havia se manifestado na semana passada com o mesmo pedido aos jovens. Ontem, ele fez nova postagem. “Obrigado aos heróis da democracia no Brasil que estão ajudando os jovens a se registrar para votar. Para saber mais sobre como tirar o seu título on-line até o dia 4 de maio, acesse http://seuvotoimporta.org,http://cadavotoconta.org.br, http://olhaobarulhinho.com”, escreveu o ator em inglês e português.

De janeiro até 31 de março, o Brasil ganhou pouco mais de 1 milhão de novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. (Colaborou Deborah Hana Cardoso)

Chamada final

Veja como proceder para ficar apto a votar em outubro

» Regularização do título

Acesse o site do TSE (https://www.tse.jus.br/) e clique na aba: situação eleitoral. Lá, encontrará o status do seu título, regular ou cancelado. Em caso de multas, será possível emiti-las.

» Solicitar segunda via

Utilize a versão digital baixando o aplicativo e-título em seu dispositivo eletrônico (smartphone ou tablet). O sistema está disponível nas lojas Android e iOS gratuitamente. Você também pode solicitar uma via impressa gratuitamente em um cartório eleitoral. Esteja com os seguintes documentos: documento oficial de identificação; comprovante de residência recente (últimos três meses); certificado de reservista.

» Como solicitar transferência?

O atendimento é feito de forma virtual por meio do portal https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/. O tribunal ressalta que é preciso estar residindo há, pelo menos, três meses no novo município e que já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência de título.

» Como tirar o título de eleitor

Primeiramente, é necessário digitalizar documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço); comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito); e comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral). Feito isso, acesse a página do Título Net e clique no link iniciar seu atendimento a distancia.