O Estado de São Paulo, n. 46663, 21/07/2021. Economia p.B5

 

Ministro pede 'urgência' para MP de ferrovias

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou ontem que o avanço do regime de autorização de ferrovias em leis estaduais torna mais urgente a necessidade de o governo editar uma medida provisória para liberar o modelo em âmbito federal. Ele afirmou que esse regime já vem sendo discutido pelo Congresso por dois anos, sem, no entanto, prosperar e virar lei.

Como mostrou o Estadão/broadcast, investimentos de pelo menos R$ 25 bilhões aguardam que os parlamentares deem aval para o modelo de autorização de ferrovias. A partir de uma MP, a implantação do modelo poderia ser acelerada. De qualquer forma, o texto precisaria ser aprovado pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias para não perder a validade.

A modalidade permite que ferrovias sejam construídas sem um processo concorrencial, mas por meio do regime de autorização. Hoje, a operação do modal por empresas precisa passar por uma licitação, que resulta na concessão.

Tarcísio já havia dito que o governo avaliava editar uma MP para destravar o modelo mais rapidamente. No entanto, alertou que ainda tinha esperança de o assunto avançar no Congresso.

Atualmente, o projeto aguarda votação pelo Senado. Ontem, no entanto, o ministro foi mais enfático sobre a "urgência" em se publicar a medida provisória. / AMANDA PUPO