O Globo, n. 32749, 06/04/2023. Política, p. 6

Para conter crise, Boulos afirma que sua chapa terá vice do PT



O deputado federal Guilherme Boulos (PSOLSP) afirmou ontem que o vice em sua chapa à prefeitura de São Paulo na eleições do ano que vem será indicado pelo PT. Com a declaração, em entrevista ao portal Metrópoles, o parlamentar espera conter a crise gerada pela divulgação do vídeo de um encontro dele com José Luiz Datena (PDT), em que o apresentador tenta convencer Boulos a “peitar” Lula para eles concorram juntos no pleito municipal.

Ao ser questionado se pretendia ter como vice um político de centro-direita ou de direita, Boulos foi taxativo:

— Meu vice será do PT. Isso é parte do acordo firmado. Eu disse isso ao Datena em nossa conversa.

Acordo firmado

O acordo a que o deputado se refere foi a retirada de sua pré-candidatura ao governo de São Paulo no ano passado em troca do apoio do PT a seu nome na disputa em São Paulo em 2024. A saída do psolista da eleição estadual ajudou Fernando Haddad, então candidato petista ao Palácio dos Bandeirantes, a formar uma frente ampla de esquerda e chegar ao segundo turno.

Apesar da confiança, Boulos ainda precisa conquistar uma ala do PT, ligada ao secretário de Comunicação da sigla, Jilmar Tatto, que defende candidatura própria no maior estado do país. Após a divulgação do vídeo com Datena, o caminho, se depender de Gleide Andrade, secretária nacional de Planejamento e Finanças da legenda, ficou mais longo. No Twitter, ela ironizou o encontro de Boulos com o aprsentador: “Vexame pior é o Boulos tentar explicar o inexplicável”.

De acordo com o blog da jornalista Andréia Sadi, no poral g1, Boulos conversou com lideranças do PT após o episódio para reduzir arestas. Já Emidio de Souza (PT), um dos deputados paulistas mais próximos do presidente Lula, minimizou o episódio:

— Não vejo maior gravidade. Na política, todo mundo conversa com todo mundo. As opiniões expressas ali foram do Datena, não do Boulos.