O Estado de S. Paulo, n. 46642, 30/06/2021. Mobilidade, p. 2

Empreendimentos apostam na mobilidade urbana como foco



As iniciativas em condomínios residenciais feitas para acomodar um novo estilo de vida, em que a bicicleta tem papel de destaque, vêm do foco dos empreendimentos em mobilidade urbana. Os espaços para carregamento de bicicleta elétrica, por exemplo, têm sido cada vez mais frequentes.

Além do empreendimento da SKR na Vila Mariana, os três últimos lançamentos da Tarjab, construtora e empreendedora paulista, também trazem o ponto elétrico no bicicletário aos moradores em seus lançamentos mais recentes, como o Iman e o Lauto Vila Mariana, ambos lançados, em 2020, na Vila Mariana, e o Harmonie, na Saúde, entregue neste ano.

“Dispor de um bom espaço para bicicletário e ponto de carregamento para as elétricas é fundamental para estarmos alinhados com fatores necessários para mobilidade em nossa cidade”, diz Vanessa de Moraes, gerente de projetos da Tarjab.

Menos carros

Outro exemplo de adaptações com foco nas bicicletas vem da Vitacon, incorporadora imobiliária que possui, em todos os seus empreendimentos, estações de mobilidade com bicicletários e espaços para bikes e carros compartilhados. "Além disso, eles estão localizados próximos a estações de metrô e grandes centros comerciais, incentivando os condôminos a usarem cada vez menos veículos particulares para se locomover pela cidade, explica Anel Frankel, CEO da empresa. Neste ano, a Vitacon investiu R$ 2,5 milhões no movimento #ReinventaSP, com inauguração, em maio, de uma praça no bairro  do Brooldin, zona sul da cidade de São Paulo, com itens como bicicletário, espaço pet, lixeiras seletivas, bancos e wifi gratuito. O bicicletário, assim como os demais itens, são abertos ao uso da população, como entregadores e demais ciclistas. "A praça fica em terreno da empresa localizado em frente a uma estação do metrô, onde construiremos nosso novo empreendimento. Queremos com o movimento reforçar que o modo de viver e trabalhar no pós-pandemia pode ser mais consciente e com mais qualidade de vida», diz Frankel.

Além dessa, a Vitacon planeja a entrega de novas praças e estações de mobilidade em 13 terrenos da empresa espalhados por São Paulo. "Acreditamos que muitas pessoas deverão migrar mais para um novo modelo de trabalho, como o total home office ou o estilo híbrido, o que reduz os longos trajetos pela cidade. Assim, cremos que irão voltar mais os olhos à intermodalidade, e as bicicletas terão papel ainda mais importante na dinâmica da metrópole", finaliza Ariel Frankel. Na CRB Construtora, empresa sediada em Sorocaba (SP), com diversos empreendimentos na cidade e em Campinas (SP), todos os lançamentos contam, desde 2016, com um depósito privativo para acomodar itens de alto valor, como bicicletas. O espaço tem, em média, 5 metros quadrados e foi projetado por solicitação dos clientes, como resultado de pesquisas feitas frequentemente pela empresa. Além disso, a construtora explica que passou a considerar o número total de moradores para projetar os bicicletários - incluindo  crianças -, que, hoje, em suas obras, varia entre 30 e 100 vagas. Na BR Work, empresa de planejamento de obras e soluções em serviços, uma das premissas é a integração dos espaços com seus usuários, tanto os externos quanto os internos. Em um dos seus edifícios, localizado na Vila Olímpia, há um bicicletário com 22 vagas, já com previsão de aumento, além de lockers inteligentes para entregas de delivery.