O Estado de S. Paulo, n. 46639, 27/06/2021. Política, p. A6

Presidente diz que comissão tem '7 pilantras'

Luísa Laval
Luana Pavani


O presidente Jair Bolsonaro criticou, durante manifestação de apoiadores em Chapecó (SC), a realização da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado para investigar a gestão do governo durante a pandemia. "Temos uma CPI de sete pilantras que não querem investigar quem recebeu o dinheiro, apenas quem pagou", disse o presidente. A CPI conta com onze senadores titulares e sete suplentes.

Bolsonaro declarou que o governo defendeu o direito de trabalhar dos brasileiros, ao mesmo tempo que criticou medidas de restrições para conter o avanço da covid-19 no País desde o ano passado. "Não fechei um botequim. Não decretei lockdown porque respeito a constituição, o direito de ir e vir. Tentaram no ano passado mergulhar o Brasil no caos, com medidas absurdas", disse.

O presidente não citou os mais de 510 mil mortos na pandemia de covid-19 nem explicou a denúncia de que teria prevaricado diante da suspeita de corrupção investigada pela CPI do Senado no caso da compra da vacina indiana covaxin.