O Globo, n. 32783, 10/05/2023. Política, p. 6

Dino acumula embates e frases de efeito e cresce nas redes

Eduardo Gonçalves


Em mais um embate público com integrantes da oposição, o ministro da Justiça, Flávio Dino, conhecido por suas tiradas e frases de efeito que têm alto poder de repercussão nas redes sociais, distribuiu críticas e ironias a seus adversários ontem, durante uma sessão da Comissão de Segurança Pública do Senado. O estilo “lacrador” faz dele o integrante da Esplanada com a maior capacidade de pautar o debate digital, segundo levantamento feito a pedido do GLOBO pela empresa de análise de redes Bites.

Desde 1º de janeiro, em comparação com as contas oficiais de todos os ministros no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok, Flávio Dino é o que tem a chamada maior tração (20,7% do total). Tratase de uma métrica utilizada para verificar a capacidade de um personagem movimentar as redes sociais em comparação com outros. Ela leva em consideração interações orgânicas e atribui pesos a elas e às redes em uso para analisar o desempenho do grupo.

Ontem no Senado, o primeiro a se inscrever para questionar Dino foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O parlamentar exibiu vídeos no telão com imagens de morte de policiais e presença de traficantes no Complexo da Maré. Dino visitou a comunidade em março e, desde então, bolsonaristas passaram a acusá-lo de ter feito um suposto acordo com criminosos para conseguir entrar na comunidade, que jamais foi provado.

Dino reagiu a Flávio com uma indireta.

— Até o senador Flávio Bolsonaro falou sobre “narcomilícia”.

E é um tema que ele conhece muito de perto, esse casamento entre milícia com narcotráfico — disse o ministro, numa referência a um termo usado pelo senador momentos antes.

Em seguida, Dino foi questionado pelo senador Marcos Do Val sobre a sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro e defendeu que ele fosse preso e afastado do cargo. Desde que o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, foi visto em imagens divulgadas pela CNN Brasil, interagindo com vândalos no Planalto, a oposição acusa o governo de não ter impedido os ataques. Após os vídeos se tornarem públicos, GDias se demitiu do cargo. Dino rebateu:

— Não precisa o senhor ir para porta do Ministério da Justiça fazer vídeo de internet porque se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece o Capitão América? O Homem-Aranha? É assim que vai ser o debate democrático — disse ele, arrancando risos dos outros senadores.

Diante das ironias, o ex-ministro da Justiça e atual senador, Sergio Moro (UniãoPR), prestou “solidariedades” e saiu em defesa Do Val.

Dino, por sua vez, reagiu a Moro, lembrando das decisões que ele tomou no âmbito da Lava-Jato que foram reformadas pelo Supremo Tribunal Federal.

— Eu sou uma pessoa honesta, sou ficha-limpa, fui juiz e nunca fiz conluio com o Ministério Público, nunca tive sentença anulada. (...) Quem tem honra age assim. Eu repilo veemente qualquer ofensa à minha honra. Quem tem honra, defende —disse ele.

Afagos

Por outro lado, o ministro trocou afagos na mesma sessão com quatro ex-integrantes do governo Bolsonaro —os senadores Damares Alves, Rogério Marinho, Hamilton Mourão e Marcos Pontes —, apesar das divergências políticas.

Damares chegou a pedir que Dino desse atenção especial ao combate à pedofilia e ao tratamento dos garimpeiros ilegais em terras indígenas. Ele disse que respondia “com honra” às perguntas dela.

Em relação ao astronauta, Dino lembrou que ele foi a primeira autoridade a lhe confirmar que a terra não é plana.

— De todos os brasileiros, só ele viu —brincou.

O ex-ministro das Ciências respondeu bem humorado:

— Espero ter tirado a dúvida.

Impacto digital

De acordo com o levantamento da Bites sobre maior tração nas redes, Flávio Dino é seguido, respectivamente, por Paulo Pimenta, Simone Tebet, Camilo Santana e Sônia Guajajara, com uma participação que é mais que o dobro do segundo colocado em pontos percentuais (ver infográfico).

No mesmo período, o ministro da Justiça também é o que concentra maior volume de interações. Foram 10,7 milhões em 1,4 mil publicações. Novamente, o volume é mais que o dobro do segundo colocado, Paulo Pimenta, que somou 5 milhões de interações em 4,4 mil mensagens publicadas.