Correio Braziliense, n. 21376, 24/09/2021. Política, p. 3

Bolsonaro desdenha de corrupção

Tainá Andrade


Apesar do isolamento a que está submetido por causa do diagnósitco positivo de covid-19 do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga — com quem esteve em Nova York —, o presidente Jair Bolsonaro não deixou de fazer a tradicional live das quintas-feiras. E aproveitou para criticar a CPI da Covid: segundo ele, o colegiado não investigou nada, nem conseguiu comprovar envolvimento da atual gestão do governo federal em casos de corrupção.

"Não tem o que achar no meu governo. Ter corrupção, como aconteceu há pouco tempo no Brasil, pela governabilidade, não existe. Nosso ministério está redondinho. Dificilmente vai passar alguma coisa. Se passar, vamos tomar as providências", afirmou.

Porém, na sessão de ontem, a CPI trouxe à tona que o filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), esteve em Las Vegas no mesmo período que o diretor institucional da Precisa, Danilo Trento, em janeiro do ano passado. Em depoimentos anteriores, o empresário foi apontado como alguém com relacionamento com um senador — cujo nome até hoje não foi revelado.

Bolsonaro, porém, disse que se algum episódio de corrupção aconteceu, pode ter sido pela tentativa de "algum servidor querer se aproveitar de alguma forma" — comentou, referindo-se às investigações da CPI sobre a negociação entre o Ministério da Saúde e Precisa Medicamentos para a aquisição da vacina Covaxin, pela qual seria gasto R$ 1,6 bilhão. A transação foi intermediada pela Precisa, que era a representante da Bharat Biotec, fabricante do imunizante, no Brasil.

Tal como fizera no discurso nas Nações Unidas, na última terça-feira, Bolsonaro voltou a dar números sobre a preservação ambiental no Brasil — que são contestados por órgãos oficiais. Segundo ele, "nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa". Disse, também, que é fácil preservar lugares sem tanta biodiversidade e dimensões continentais quanto o Brasil. "Lá fora não tem nada", complementou, referindo-se à América do Norte e à Europa.

Leia em: https://www.cbdigital.com.br/correiobraziliense/24/09/2021/p3