O Estado de S. Paulo, n. 46599, 18/05/2021. Política, p. A6

‘Alguns idiotas até hoje ficam em casa’, afirma Bolsonaro

Matheus Lara


O presidente Jair Bolsonaro voltou ontem a criticar medidas de isolamento na pandemia. “Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa”, disse ele em conversa com apoiadores em frente ao Alvorada.

Com mais de 80% da população ainda sem ter recebido a primeira dose da vacina contra a covid, o distanciamento social é considerado por cientistas e especialistas em saúde a forma mais eficaz para evitar a propagação do vírus.

Bolsonaro fez o comentário em resposta a um apoiador que citou o ato pró-governo, no sábado, na Esplanada dos Ministérios, promovido por setores do agronegócio. “O agro realmente não parou. Tem uns idiotas aí... O ‘fique em casa’... Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome. Daí, ficam reclamando de tudo.

Quem tem salário fixo ou aposentadoria gorda pode ficar em casa a vida toda”, afirmou o presidente.

“Já falei que sou ‘imorrível’, já falei que sou ‘imbrochável’ e também sou ‘incomível’”, disse ainda Bolsonaro aos apoiadores ao ser questionado sobre sua saúde.

Declarações do presidente contrárias a estratégias de controle do coronavírus têm sido motivo de questionamentos da CPI da Covid, instalada para investigar ações e omissões do governo federal no combate à pandemia.