O Estado de S. Paulo, n. 46598, 17/05/2021. Política, p. A5

Bruno Covas vive na memória de sua obra



A morte do prefeito Bruno Covas é uma perda irreparável para São Paulo e o Brasil. Político jovem, inteligente e ético, é um exemplo para as presentes e futuras gerações de como o exercício de cargos eletivos deve privilegiar os interesses maiores da sociedade e do País. Economista e advogado, utilizou com maestria o conhecimento acadêmico nos cargos que ocupou, desde 1998, quando se filiou ao PSDB e foi eleito primeiro-secretário da Juventude do Partido, a qual presidiu de 2003 a 2011. 

Deputado estadual mais votado no Estado de São Paulo, na Legislatura 2007-2010 foi considerado o parlamentar mais atuante pelo Movimento Voto Consciente. E justificou o título: foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento no primeiro biênio (2007-2008) e relator do Orçamento do Estado por dois anos consecutivos (2009-2010). Integrou também as Comissões de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos do Consumidor e foi presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Comunidade Luso-Brasileira e coordenador da Frente DST-Aids. Atuou como relator em 180 projetos de lei, como o da Nota Fiscal Paulista, que reduziu a carga tributária, bem como presidiu e trabalhou em várias CPIs. 

Bruno Covas foi também deputado federal, vice-prefeito e prefeito da capital paulista. Antes, em razão de sua consciência ecológica e compromisso com o tema, ocupou o cargo de secretário estadual do Meio Ambiente, que assumiu em 2011.

Na prefeitura paulistana, Bruno Covas vinha cumprindo gestão de extrema eficiência, responsabilidade fiscal e realizadora, adotando medidas corajosas, responsáveis e eficazes na luta contra a pandemia da covid-19. No seu mandato, São Paulo, num reflexo de sua constante preocupação com o meio ambiente, destacou-se no cenário nacional em indicadores relativos ao saneamento básico e à coleta, tratamento e destinação ecologicamente correta dos resíduos sólidos. 

Em cada rua, praça, esquina e parque da maior cidade do País, brilham a luz e a saudade do prefeito Bruno Covas, que se despediu da vida para se tornar um grande protagonista da História. Que sua memória ilumine sempre São Paulo e o Brasil e inspire os novos quadros da política nacional.