O Estado de S. Paulo, n. 46558, 07/04/2021. Internacional, p. A14

Biden garante vacina para todos os adultos dos EUA a partir de 19 de abril



O presidente dos EUA, Joe Biden, garantiu ontem que todos os adultos americanos poderão se vacinar contra a covid a partir do dia 19. A data – antes fixada para 1.º de maio – foi antecipada em razão da aceleração da imunização no país. Os EUA estão vacinando uma média de 3 milhões de pessoas por dia, após um pico de 4 milhões de vacinados no sábado.

Na prática, Biden garante que o estoque será suficiente para imunizar toda a população adulta dos EUA que quiser agendar a aplicação de uma dose. Com o anúncio, o presidente também unifica uma meta que já vinha sendo adotada por muitos Estados. Ontem, o Oregon, por exemplo, disse que todos os jovens acima de 16 anos poderão se vacinar a partir do dia 19.

“Chega de regras confusas. Chega de restrições complicadas”, disse Biden, em discurso na Casa Branca. Apesar de estabelecer uma nova meta ousada, o presidente adotou um discurso cauteloso, controlando-se para não passar um otimismo exagerado no momento em que a pandemia ainda não está sob controle.

“O vírus se espalha porque muita gente enxerga o fim e acha que já estamos na linha de chegada”, disse. “Mas ainda temos muito trabalho a fazer. Ainda estamos em uma corrida de vida ou morte contra o vírus.” Ontem, Biden anunciou que mais de 150 milhões de doses já foram aplicadas nos primeiros 75 dias de seu governo, que está a caminho de cumprir a meta de 200 milhões de vacinados nos primeiros 100 dias de mandato.

A má notícia, de acordo com o presidente, é que as novas variantes do coronavírus estão se espalhando rapidamente e o número de casos e de hospitalizações também está aumentando. “Como eu disse antes, podemos ter um 4 de Julho (feriado da independência dos EUA) seguro e feliz, com família e amigos em pequenos grupos”, disse Biden. “A questão é quantas mortes teremos até lá?”

O governo vem aumentando o ritmo da vacinação. Inicialmente, alguns Estados americanos, com poucas doses, vinham priorizando pessoas em grupos de risco, além de idosos. No entanto, com o aumento da oferta de vacinas, muitos governadores pisaram no acelerador mais rápido do que a Casa Branca esperava, o que ajudou Biden a cumprir a promessa de aplicar 100 milhões de doses nos primeiros 100 dias no cargo bem antes do prazo, após 58 dias.

Na segunda-feira, o assessor da Casa Branca para a pandemia, Andy Slavitt, afirmou que os EUA estão aplicando uma média de 3,1 milhões de doses por dia. No sábado, o país bateu o recorde e chegou a 4 milhões de vacinados em 24 horas. Até o momento, 167 milhões de doses já foram administradas no país, incluindo os vacinados durante a reta final do mandato de Donald Trump. Cerca de 4 em cada 10 americanos já receberam pelo menos uma dose.

Risco. A aceleração da vacinação, no entanto, coincide com um aumento do número de casos. Nos EUA, a covid matou mais de 500 mil pessoas, o que coloca o país no topo do ranking global de óbitos. Por dia, o país registra cerca de 76,5 mil novas infecções, um aumento de 20% com relação a duas semanas atrás. O número de mortes, porém, continua em queda: são pouco mais de 500 óbitos diários, uma queda de 24% com relação a duas semanas atrás.

A Casa Branca, no entanto, está preocupada com um eventual relaxamento dos americanos diante do otimismo da campanha de vacinação e da possibilidade de retomar a normalidade pré-pandêmica. Ontem, o governo da Califórnia disse que pretende retomar todas as atividades econômicas no dia 15 de junho. “Estamos vendo uma luz no fim do túnel”, disse o governador, Gavin Newsom. “Se tudo continuar como está, voltaremos à normalidade em junho.”/ NYT, W.P, AP e Reuters

Guerra ao vírus

200 milhões

de americanos devem ser imunizados até o fim de abril

167 milhões

de vacinas já foram aplicadas nos EUA e 4 em cada 10 pessoas no país receberam ao menos uma dose

556.391

pessoas morreram em decorrência da covid nos EUA