O Estado de S. Paulo, n. 46943, 27/04/2022. Política, p. A12

Arma de ex-ministro dispara em aeroporto

Davi Medeiros


O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disparou acidentalmente uma arma de fogo no Aeroporto Internacional de Brasília, anteontem. Uma funcionária da Gol foi atingida por estilhaços e teve ferimentos leves. Ribeiro foi levado à superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal para prestar depoimento. Segundo o Jornal Nacional, da TV Globo, a PF abriu investigação preliminar sobre o caso.

A Gol afirmou ao Estadão que prestou assistência à funcionária e ela passa bem. O incidente aconteceu no balcão de outra companhia, a Latam. Ribeiro tentou desmuniciar sua arma dentro de uma pasta enquanto era atendido. Ele embarcaria para São Paulo. Segundo resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), passageiros armados devem, antes do check-in, comparecer à representação da PF no aeroporto para retirar uma autorização. A agência determina ainda que o desmuniciamento da arma deve ocorrer antes ou em local específico dentro do aeroporto. A Anac disse que vai apurar possíveis irregularidades para tomar medidas cabíveis. Ribeiro não foi localizado. Procurada, a PF não respondeu.

Ribeiro comandou o Ministério da Educação até o fim de março. Deixou o cargo após se tornar alvo de uma série de denúncias de envolvimento com um esquema de corrupção operado por pastores no MEC.