O Estado de S. Paulo, n. 46935, 19/04/2022. Economia & Negócios, p. B2

A empresários, Mantega elogia BC de Campos Neto

Beatriz Bulla
André Jankavski
Daniel Weterman


Em almoço com empresários, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega elogiou ontem o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e garantiu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, se eleito, um governo de centro, segundo o relato de participantes. O encontro aconteceu na casa do presidente da Esfera Brasil, João Carlos Camargo.

Segundo participantes, Mantega afirmou que o BC de Campos Neto tem apresentado desempenho melhor do que o BC no governo Lula, sob o comando de Henrique Meirelles.

Mantega teria afirmado que, apesar de ter permitido uma queda muito mais forte do que a necessária da Selic, Campos Neto agiu mais rápido agora do que Meirelles durante a crise financeira de 2008 nos EUA.

Ciro. Já o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou que, se eleito, vai “convidar” a atual diretoria do BC a pedir demissão. Ele criticou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, por ter sinalizado recentemente que Lula manteria Campos Neto no cargo. “Isso é o fundo do poço e eu, no primeiro dia, convidarei as suas excelências a se demitirem.”/ Beatriz Bulla, André  Jankavski e Daniel Weterman