Título: Alencar convoca BNDES
Autor: Rafael Rosas
Fonte: Jornal do Brasil, 13/04/2005, Economia & Negócios, p. A19

Vice quer que banco avalize operação da Varig

Representantes da Fundação Ruben Berta vão se reunir na quarta-feira da próxima semana com técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para negociação de um possível aporte para a Varig.

Na segunda-feira, durante audiência pública sobre a situação da empresa na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, representantes do Grupo Parlamentar disseram que um aporte de US$ 300 milhões seria suficiente para que a empresa iniciasse o processo de reestruturação e que o BNDES poderia atuar como avalista no processo. O banco confirmou a reunião, mas não se pronunciou sobre o valor do possível aporte.

A reunião entre a fundação controladora da empresa aérea e os técnicos do BNDES foi definida ontem, durante encontro, em Brasília, do presidente da República em exercício, José Alencar, o presidente da Ruben Berta, Ernesto Zanata, sindicalistas e integrantes do Grupo Parlamentar Misto de Defesa da Varig.

Segundo o comandante Márcio Marsillac, vice-presidente da Associação de Pilotos da Varig (Apvar), Alencar ligou diretamente para o presidente do BNDES, Guido Mantega, e agendou o encontro. Marsillac, no entanto, evitou confirmar valores.

- O patamar de US$ 300 milhões não será necessariamente o valor de um acordo com o BNDES. O mais importante é que a Fundação passou a demonstrar disposição em abrir mão do controle da Varig - disse, acrescentando que a reunião da semana que vem não invalida a análise das sete propostas recebidas pela Ruben Berta.

Rumores davam conta de que a escolha da melhor proposta aconteceria ontem, mas a reunião em Brasília esvaziou o encontro semanal de curadores da fundação e a decisão foi adiada.

Ainda não há definição sobre como será o possível aporte via BNDES. O banco pode entrar como avalista para o investidor escolhido pela Ruben Berta ou ainda abrir uma linha de crédito para a Varig, dependendo da análise do corpo técnico da instituição.