O Estado de S. Paulo, n. 46928, 12/04/2022. Economia & Negócios, p. B7

Livro ‘Reconstrução’ debate o futuro moldado pela pandemia

Adriana Fernandes 


O momento mais agudo da pandemia de covid-19 em 2020, com a ausência de vacinas, o aumento de mortes e o desespero daquele momento de profunda tristeza com o impacto da doença no País, sobretudo entre os mais pobres, uniu jovens pesquisadores para discutir os rumos do Brasil.

Das conversas virtuais quinzenais e depois semanais, que funcionaram em muitos casos como uma válvula de escape para a situação difícil de isolamento social, surgiu mais tarde a ideia de organizar um livro de ensaios com propostas de políticas públicas.

Um ano e meio depois, Reconstrução – o Brasil nos anos 20, publicado pela editora Saraiva, já está nas livrarias e será lançado hoje no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

A escolha da capital do País para o lançamento inicial é proposital. Os organizadores do projeto – os economistas Felipe Salto e Laura Karpuska (ambos colunistas do Estadão) e o jornalista João Villaverde – esperam que os artigos sirvam de ponte para o fortalecimento do debate das propostas durante a campanha eleitoral.

Um debate sobre o futuro transformado pela pandemia, mas com o olhar para as políticas que deram certo no passado, diagnósticos e propostas efetivas de políticas.

“Além de oferecer contexto histórico e análise, cada capítulo apresenta propostas, que poderão servir de base para o debate eleitoral deste ano, já em andamento e ganhando espaço nas várias mídias, mas ainda carente de substância”, diz o economista Armínio Fraga, que escreve a orelha do livro. Ele diz que já passou da hora de uma virada na direção de um desenvolvimento econômico e social nunca alcançado pelo Brasil.

A coletânea faz parte da série de políticas públicas do IDP. São 31 pesquisadores, que escrevem 20 capítulos com artigos com temas diversos.