O Globo, n. 31540, 14/12/2019. País, p. 8

Para 81%, Lava-Jato deve continuar nas ruas


A maioria da população defende que a Operação Lava-Jato ainda não cumpriu seu objetivo e deve continuar, aponta pesquisa Data folha divulgada ontem pelo jornal “Folha de S.Paulo”. De acordo com o levantamento, 81% dos entrevistados entendem que a operação precisa prosseguir, enquanto outros 15% disseram que a investigação deve acabar. Outros 4% não responderam.

A pesquisa foi feita nos dias 5 e 6 deste mês com 2.948 pessoas, em 176 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, enquanto o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Apoio maior entre homens

O apoio à Operação Lava-Jato é maior entre homens (85%), segundo o levantamento. Entrevistados com ensino superior que apoiam o andamento das investigações representam 87%, e quem ganha mais de dez salários mínimos, 89%. De acordo com os números da pesquisa, o apoio à Lava-Jato é alto até entre os entrevistados petistas. Setenta e cinco por cento defendem a continuidade das investigações da operação. Em julho deste ano, em outro levantamento, 55% dos entrevistados afirmaram que o trabalho dos envolvidos na operação era ótimo ou bom. Já 18% dos entrevistados consideravam a atuação do grupo ruim ou péssima. Na pesquisa divulgada ontem, o Datafolha também perguntou se a corrupção no país vai diminuir, aumentar ou continuar na mesma proporção depois da

Operação Lava Jato. Para 47% dos entrevistados, a corrupção continuará na mesma proporção, apesar do trabalho da operação. Já para 41% dos entrevistados, o problema irá diminuir, enquanto que, para 10%, a corrupção irá aumentar.