O Globo, n.31.623, 06/03/2020. Economia. p.22

Censo 2020: IBGE abre seleção para recenseador
Ana Clara Veloso

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou ontem processos seletivos para a contratação temporária de 208.695 funcionários — 180.557 recenseadores e 28.138 agentes censitários — que vão trabalhar o Censo Demográfico 2020. De agosto a outubro deste ano, segundo a previsão do IBGE, os brasileiros vão receber em suas casas a visitados recenseadores. A intenção é que a pesquisa consiga a cobertura integral do território nacional.

A maior parte das visitas deve ser feita por um funcionário, munido de um dispositivo móvel de coleta (DMC), onde serão registradas as respostas. No entanto, é possível receber a visita de até duas pessoas, sendo uma delas um agente censitário supervisor, que acompanhará o recenseador para garantir a qualidade do trabalho. Eles vão usar uniforme e crachá fornecidos pelo IBGE e terão o documento de identidade citado nesta identificação.

Como os recenseadores serão remunerados por produtividade e não por carga horária, e também para aumentar as chances de encontrar as pessoas em casa, é provável que eles trabalhem fora do horário comercial. O IBGE alerta, portanto, que os brasileiros poderão receber a visita dos recenseadores até as 21h, de segunda a sexta-feira, e, nos fins de semana, em um “horário razoável”.

A estimativa é que a aplicação do questionário demore 18 minutos em alguns domicílios, selecionados para uma pesquisa por amostra, e de 4 a 5 minutos nos lares em geral.

As inscrições para participar do processo seletivo vão até o dia 24. São dois editais, que estão no site do Cebraspe. O primeiro oferece 180.557 vagas para a função de recenseador. Os candidatos precisam ter apenas ensino fundamental completo, e a remuneração será por produção, de acordo com os domicílios visitados e questionários respondidos. A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidade e disponibilidade orçamentária.

Outro edital prevê a contratação temporária de 5.462 pessoas para a função de agente censitário municipal e 22.676 para o posto de agente censitário supervisor. Nos dois casos, é exigido ensino médio completo. A remuneração chega a R$ 2.100, para uma jornada de 40 horas semanais.

O Estado do Rio terá o terceiro maior número de vagas disponíveis —atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Serão 2.188 oportunidades para agentes censitários municipais e supervisores e 15.950 postos para recenseadores.