O Globo, n. 31516, 20/11/2019. País, p. 12

Deputado quebra obra em exposição sobre negros
Bela Megale


Na véspera do Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP) arrancou e pisoteou um cartaz que integrava uma exposição para comemorar a data. Na tarde de ontem, Tadeu gravou um vídeo no qual aparece vandalizando uma charge do artista Carlos Latuff que fazia parte da exposição “Trajetórias Negras Brasileiras”,organizada na Câmara. A imagem ilustra um homem negro assassinado por um policial com uma arma na mão.

— Isso aqui não vai ficar na parede, isso aqui é contra a polícia. A polícia está aqui para defender a sociedade. Eu vou queimar esse cartaz que não deveria estar aqui — afirmou Tadeu no vídeo.

A reação da oposição foi imediata. Logo após o ocorrido, os deputados David Miranda (PSOL-RJ), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG) registraram um boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Legislativa contra o ato do colega. A ocorrência será encaminhada para a corregedoria da Câmara, que analisará o caso. Partidos da oposição ao governo também provocaram ontem a Procuradoria-Geral da República contra o parlamentar. Uma terceira iniciativa será uma representação no Conselho de Ética da Casa, por quebra de decoro.

Procurado, Coronel Tadeu disse que rasgou o cartaz em defesa dos policiais militares e afirmou que repetirá o ato, se a peça for recolocada:

— Espero que eles não coloquem novamente esse cartaz lá. Senão eu vou ter que tirar. Isso é um atentado.

O deputado do PSL foi alvo de críticas no plenário. Deputados exigiram que ele saísse da Mesa Diretora da Casa e convocaram todos os colegas a deixar o local. Os ânimos se acalmaram, após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, criticar Tadeu.

— Este é um dia que nós deveríamos estar defendendo a inclusão dos negros na política, igualdade de oportunidades, e não agredindo um cartaz que pode, inclusive, ser injusto com parte da polícia. Mas isso deveríamos ter resolvido com diálogo, não com agressão — afirmou.

Maia disse esperar que o ato não se repita, pois “não é bom para uma Casa que pretende representar todos os brasileiros”. Após a fala, Tadeu afirmou que “talvez” aquela não foi a melhor atitude.

Numa rede social, Latuff comentou o caso. “Se fazem isso contra um cartaz, imagine contra gente de carne, osso e pele negra”, publicou.