O Globo, n. 31469, 04/10/2019. País, p. 7

Cabral consegue aval, mas não deixará Bangu 8

Juliana Castro
João Paulo Saconi


A tentativa do ex-governador Sérgio Cabral de ser transferido do presídio de Bangu 8 para o Batalhão Especial Prisional (BEP), em Niterói, foi inviabilizada, mesmo após uma autorização concedida na terça-feira pelo juiz Marcelo Bretas.

A juíza Juliana Benevides, da Vara de Execuções Penais (VEP), determinou que o político permaneça onde está. Em despacho enviado à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e obtido pela coluna de Lauro Jardim no GLOBO, a magistrada afirmou que o aval para a transferência cabia à VEP, e não a Bretas.

O juiz havia concordado com a defesa de Cabral, cujos argumentos são o bom comportamento dele e as recentes colaborações com a Justiça, que o teriam colocado em risco ao desagradar a presos de Bangu 8. Houve ainda um pedido para que a transferência não ocorresse no “xadrez” da viatura, ao qual Bretas não se opôs.

No BEP, Cabral encontraria o ex-governador Luiz Fernando Pezão, seu antigo vice e depois sucessor. Preso desde novembro de 2018, Pezão está numa sala sem grades, adaptada para ele, e é um dos 200 custodiados que vivem uma rotina que inclui do hasteamento da bandeira do Brasil à execução do Hino Nacional.