Correio Braziliense, n. 20694, 19/01/2020. Mundo, p. 13

Sem o título de Alteza Real



O príncipe Harry e sua esposa, Meghan, vão renunciar aos títulos de “Alteza Real” e deixarão de receber dinheiro dos cofres públicos para os deveres reais. A medida passará a valer a partir de março e é uma tentativa de encerrar a crise criada quando o casal anunciou, no último dia 8, a intenção de levar uma vida independente. Segundo nota do Palácio de Buckingham, embora eles não possam mais representar formalmente a rainha Elizabeth, deixaram claro que tudo o que fizerem continuará sendo para defender os valores de Sua Majestade.

Harry seguirá sendo um príncipe, e o casal manterá os títulos de duque e duquesa de Sussex. De acordo com a família real, o casal está de acordo em devolver 2,4 milhões de libras esterlinas (cerca de US$ 3,1 milhões), usadas na reforma do Frogmore Cottage, que seguirá sendo a casa deles no Reino Unido.

Os planos, porém, são de viver mais tempo na América do Norte. Por isso, há uma polêmica sobre os custos com a segurança deles fora do Reino Unido. Na nota divulgada pelo Palácio de Buckingham, não é informado se eles permanecerão sendo protegidos pela realeza. “Existem processos independentes bem estabelecidos para determinar a necessidade de segurança com financiamento público”, informa o comunicado.

Com a nota do Palácio de Buckingham, foi emitido um comunicado, em nome da rainha Elizabeth, em que ela afirma estar “satisfeita” por ter encontrado, com a família, um “caminho construtivo” em apoio ao desejo do casal. “Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família”, disse a monarca em texto publicado no site da família real britânica e compartilhado no perfil oficial de Meghan e Harry no Instagram.

Holofotes

O casal tem estado sob os holofotes desde que formalizou o noivado e o casamento, ao ponto de o príncipe entrar em confronto com vários meios de comunicação por suposta intromissão em sua vida privada. Recentemente, ele admitiu, ao lado do irmão mais velho, William, que as circunstâncias da morte da mãe deles, Diana, havia marcado sua vida de forma definitiva. A princesa morreu em um acidente de carro em 1998, em Paris, enquanto era perseguida por paparazzis. “Perdi minha mãe e, agora, vejo a minha mulher se tornar vítima das mesmas forças poderosas”, declarou Harry.

Em seu comunicado, a rainha diz reconhecer “os desafios pelos quais (o neto e Meghan) tiveram que passar como resultado do intenso escrutínio nos últimos dois anos” e apoiar “o desejo deles de levar uma vida mais independente”. O casal pretende registrar a marca Sussex Royals (Realeza de Sussex) nos futuros projetos, que devem ser voltados para causas ambientalistas e atividades de caridade. Meghan e o filho do casal, Archie, estão no Canadá desde que a crise com a família real foi instaurada.

Frase

“Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito amados da minha família”

Trecho do comunicado divulgado em nome da rainha Elizabeth