Correio Braziliense, n.20571, 18/09/2019. Brasil. p.5

Crime e desmatamento

Maria Eduarda Cardim 


Relatório da ONG Human Rights Watch afirma que o Brasil fracassou em investigar e punir os responsáveis pelo desmatamento na Amazônia, que segundo a organização, “é impulsionado por redes criminosas que usam da violência e intimidação contra aqueles que se colocam em seu caminho”. A divulgação do relatório ocorre uma semana antes do discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que terá a Amazônia como tema.

O relatório “Máfias do Ipê: como a violência e a impunidade impulsionam o desmatamento na Amazônia brasileira”, cita que mais de 300 pessoas foram assassinadas nos últimos 10 anos por causa da disputa pela terra e pelos recursos da floresta — a grande maioria envolvidas com a extração ilegal de madeira. Apenas 14  assassinatos foram julgados.

A ONG  entrevistou mais de 170 pessoas, incluindo indígenas e moradores da região, além de autoridades. Apesar de reconhecer que o problema não começou agora, o documento faz duras críticas ao governo Bolsonaro.

“O governo Bolsonaro tem agido de forma agressiva para diminuir a capacidade do país de fazer cumprir suas leis ambientais”, diz o texto. O relatório afirma que o presidente tem reduzido a fiscalização, enfraquecido as agências ambientais e atacado ONGs que trabalham para preservar a floresta.

O texto também critica os ministros Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e Ricardo Salles, do Meio Ambiente. O Correio procurou o MMA, mas não teve resposta.