O Estado de S. Paulo, n. 46156, 01/03/2020. Metrópole, p. A11

EUA registram 1ª morte no país e no continente


 

O Departamento de Saúde dos Estados Unidos confirmou que o país teve a primeira morte pelo novo coronavírus na tarde de ontem. A vítima, residente no Estado de Washington, é também a primeira fatalidade pela doença em todo o continente.

Ainda na tarde de ontem, a Casa Branca anunciou restrições de viagem a Irã, Coreia do Sul e Itália – nações com maior número de registros da doença. O governo Donald Trump disse que a proibição de viagens existente ao Irã se estenderia a cidadãos estrangeiros que estavam no país nos últimos 14 dias.

O vice-presidente Mike Pence ainda frisou que o risco para a maioria dos americanos permanece “baixo”. Trump garantiu aos americanos que “nosso país está preparado” e chegou a oferecer ajuda ao Irã. Hoje, pelo menos 62 pessoas estão infectadas com o coronavírus nos Estados Unidos. A maioria dos casos, porém, é de ex-passageiros do cruzeiro Diamond Princess, de acordo com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

No mundo. O relatório mais recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que mais de 85 mil casos já foram notificados ou estão em análise. São pelo menos 6.009 novas confirmações fora da China e 86 mortes.

Ao todo, 58 países têm registros do Covid-19. Identificado pela primeira vez em dezembro, no país asiático, o vírus já infectou pelo menos 79.394 pessoas, das quais 2.838 morreram.

Pelo mundo

Itália

Informou já ter mais de 1 mil casos e 29 mortes pela doença – oito em 24 horas. Na região norte, responsável por 90% das contaminações, as aulas estão oficialmente suspensas em escolas e universidades pela segunda semana consecutiva.

  Equador

Oficializou o registro do seu primeiro caso. O vírus foi detectado em uma mulher que chegou ao país no dia 14 da Espanha, “sem apresentar nenhum sintoma da doença”.