Correio Braziliense, n. 20637, 23/11/2019. Política, p. 3

Fora da prisão, Lula participa de Congresso do PT



Com a presença do ex-presidente Lula, que deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba na semana passada graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), foi aberto, ontem, em São Paulo, o 7 Congresso do Partido dos Trabalhadores (PT). As atividades, que vão até amanhã, incluem a eleição do novo presidente da legenda e dos 90 futuros integrantes do Diretório Nacional, 45 homens e 45 mulheres. O evento também discute as candidaturas para as eleições municipais de 2020 e estratégias de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

Até o final da noite de ontem, estavam inscritos para concorrer à presidência do partido a atual ocupante do cargo, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) e o professor Valter Pomar.

A previsão é de que, durante o encontro, sejam apresentadas nove teses, incluindo a da defesa da democracia. Além de Lula, o evento conta com lideranças petistas como a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, candidato à presidência da República em 2018, e o senador Jaques Wagner (BA).

Na quinta-feira, Lula participou, também em São Paulo, da reunião do Diretório Nacional, quando foram discutidas as candidaturas para as eleições de 2020. Na ocasião, o ex-presidente defendeu que o PT apresente candidaturas próprias, com seus melhores quadros;, no maior número possível de municípios. A estratégia de Lula é aproveitar as campanhas petistas e o tempo de TV em 2020 para defender o partido, alvo de investigações e processos da Lava Jato. (JV)