Correio Braziliense, n.20740, 05/03/2020. Cidades. p.19

Papel da imprensa no combate à violência


Tendo em vista o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove, hoje, o encontro O papel da imprensa na prevenção à violência de gênero. A iniciativa prevê impulsionar o debate entre jornalistas que cobrem o tema, estudantes de comunicação e integrantes do MPDFT, além de acadêmicos da área.

De acordo com o órgão, a ideia também é discutir melhores formas de contribuir para a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher. 

Professores da Universidade de Brasília (UnB) promoverão uma palestra sobre o papel da imprensa na temática. Além disso, promotores e servidores do MPDFT comentarão sobre a atuação do Núcleo de Gênero do órgão na prevenção da violência. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos do órgão, a promotora de Justiça Mariana Távora, a imprensa tem o dever de ser um eixo de prevenção e promover a igualdade de gênero, que não reforce estereótipos e desigualdade. 

Sensibilização

“Temos várias pesquisas científicas, nacionais e internacionais, que mostram que a mídia pode reforçar a promoção de estereótipos. A nossa ideia é fazer uma sensibilização no formato de diálogo para fazer com que essas veiculações sejam trabalhadas na forma de ajudar na prevenção”, reforçou. A promotora ainda frisou que a sociedade deve viver um papel de desconstrução, assim como os veículos de comunicação. 

A mesa será formada por jornalistas convidadas: Ana Maria Campos, editora de política do DF no Correio Braziliense; Lilian Tahan, diretora do Portal Metrópoles; Mariana Londres, editora executiva do R7/DF na TV Record; Morena Pinheiro, coordenadora de produção local da TV Globo; Isa Stacciarini, repórter da CBN; Juliana Cézar Nunes, diretora do Sindicato dos Jornalistas do DF; e Mara Régia, criadora do programa Viva Maria da Rádio Nacional.

O evento é gratuito e acontece, também, em parceria com o UniCEUB. Não é necessário fazer inscrição prévia e os participantes recebem certificado. O encontro está marcado para as 9h, na Sala do Conselho Superior, na Sede do MPDFT, localizada na Praça do Buriti, Lote 2. Os interessados podem ter mais informações no telefone (61) 3343-9045.