O Globo, n. 32052, 09/05/2021. País, p.6  

 

 

Bolsonaro quer fazer vídeo com ministros a favor da cloroquina

 

 

 

Sem máscara, presidente volta a divulgar remédio sem eficácia comprovada

Ao criticar a Comissão de Inquérito Covid (CPI), o presidente Jair em partido disse ontem que vai divulgar um vídeo para mostrar quantos de seus ministros tomaram cloroquina para tratamento precoce contra o coronavírus. A comissão investiga se o governo federal tem recomendado o medicamento sodo ou, mesmo sem evidências científicas contra o covid-19, como política de saúde pública.

Ao depor aos senadores, nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ficou inquieto com o colegiado por ser evasivo sobre a eficácia do medicamento, para evitar um antagonismo com o presidente.

- Agente fará um vídeo esta semana, os 22 ministros. Todos aqueles que tomaram hidroxicloroquina dirão: eu tomei. É Aal que nativan o momento. "Oh, não tem prova científica." Mas não disse cientificamente o contrário também - Bolsonaro disse aos partidários na entrada da madrugada.

O presidente também reclamou das críticas feitas na Comissão do Senado ao uso dessas drogas.

- No ICC só falamos de cloroquina. Mas o cara que é contra não dá alternativa. Tenho certeza de que alguém tomou hidroxicloroquina aqui. Alguém tomou hidroxicloroquina aqui? - indagou Bolsonaro, que não usava máscara e promoveu a aglomeração entre seus apoiadores.

Ele reforçou ainda que será o último a tomar a vacina contra a Covid-19. E, como já havia feito outras vezes, deu a entender que nem todas as mais de 400 mil mortes no Brasil foram por causa da doença:

- Você tem que enfrentar o vírus. Sinto muito pelas mortes. Quase ninguém não tem um parente que morreu de cobiça, ou de suspeita de cobiça. Tudo é suspeito de cobiça.