Valor Econômico, n. 5232, 20/04/2021. Política, p. A10

 

Renegociação de dívidas dos fundos constitucionais entra na pauta

Marcelo Ribeiro

20/04/2021

 

 

A Câmara dos Deputados pautou para votação esta semana duas propostas com relevância econômica que têm alta chance de aprovação nos próximos 180 dias, segundo projeção do Estudos Legislativos e Análise Política do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap/Ello) para o Valor Política. O Senado Federal ainda não divulgou sua pauta.

Segundo o Cebrap/Ello, a medida provisória (MP) que permite a renegociação das dívidas contraídas por empresas e pessoas físicas junto aos fundos constitucionais de financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO) tem grandes chances de avançar.

Também tem alta chance de ser aprovada a MP que define regras para a quitação e a renegociação de dívidas em debêntures com o Fundo de Investimento da Amazônia (Finam) e com o Fundo de Investimento do Nordeste (Finor).

De acordo com a projeção, o projeto que cria a Classe Rural por Autogestão para fins de cálculo e cobrança de tarifa de energia elétrica tem baixa chance de aprovação.

A probabilidade de aprovação dessas propostas é calculada pelo Cebrap/Ello com base num modelo estatístico sobre o histórico de votações desde 1988.

O Decisão Legislativa é um serviço exclusivo, desenvolvido em parceria com o Cebrap/Ello, para acompanhar o processo decisório no Congresso Nacional sobre temas relevantes para a economia.