Correio Braziliense, n. 21159, 30/04/2021. Cidades, p. 13

 

Média de mortes ainda é alta no DF

Ana Isabel Mansur

30/04/2021

 

 

O Distrito Federal registrou, ontem, mais 43 mortes por covid-19. Entre as vítimas, 22 tinham entre 30 e 59 anos. Com isso, a quantidade de óbitos pela doença totaliza 7.761 desde o início da pandemia. Em relação ao total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o DF soma 377.656 casos. Em 24 horas, a Secretaria de Saúde (SES-DF) contabilizou mais 929 registros, cuja média móvel teve queda de 18,3% na comparação com o verificado duas semanas antes.

No caso das mortes por covid-19, essa taxa ficou 27% menor que o observado 14 dias atrás. Mesmo com o resultado mais baixo para o momento, desde 22 de março, a quantidade diária de vítimas está perto dos patamares mais altos do ano passado.

A SES-DF informou ao Correio que, apesar de suspeitas, não há registros de reinfecção por covid-19 na capital federal. A pasta ressaltou que, para confirmar esse tipo de notificação, é necessário que o paciente tenha dois resultados positivos de RT-PCR (swab nas vias aéreas) com intervalo de três meses ou mais entre um e outro, independentemente da condição clínica observada nos dois episódios.

É preciso, também, que as duas amostras coletadas tenham sido encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF), que as repassa para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. "Até o momento, foram enviadas sete amostras que se enquadravam como possível reinfecção ocorridas no DF. No entanto, não houve nenhuma devolutiva com qualquer caso positivo para reinfecção", destacou a secretaria.

Programe-se

Vacinação contra a covid-19

» Unidades presenciais (40): das 8h às 17h
» Unidades drive-thru (15): das 9h às 17h
» O atendimento continuará amanhã e domingo, em 18 endereços. Confira a lista de locais em correiobraziliense.com.br