Título: Méson pi trouxe fama mundial
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/03/2005, País, p. A5

O trabalho que tornou César Lattes famoso mundialmente foi a comprovação, em 1947, da existência do méson pi, uma das partículas que formam o átomo, junto com o elétron, que tem carga negativa, o próton. com carga positiva, e o nêutron, com carga neutra. Os elétrons se movimentam em volta do núcleo, onde ficam prótons, nêutrons e as partículas méson pi.

Em 1935, o físico Hidelki Yukawa fez uma previsão teórica da existência do méson pi, mas foi Lattes quem a confirmou depois de viajar aos Andes bolivianos. O lugar foi escolhido pela altitude, onde a baixa densidade atmosférica faz com que as partículas subatômicas interajam menos entre si, propiciando melhor análise. Com uma chapa fotográfica especial, Lattes conseguia capturá-las. O trabalho do físico brasileiro esclareceu como os prótons, que têm carga positiva, permanecem juntos em um núcleo estável, se por uma lei da física partículas com a mesma carga se afastam.

- É o méson pi que os mantém reunidos, graças à sua carga negativa. As partículas de cargas opostas se atraem - explica Ricardo Galvão, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), fundado por Cesar Lattes. - A descoberta contribuiu para explicar de que se constitui a matéria do universo - acrescenta.

Na época o físico fazia parte da equipe dos cientistas Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell, na Universidade de Bristol, Inglaterra.