O Globo, n. 32015, 02/04/2021, Economia, p. 20

 

Presidente do conselho do BB apresenta carta de renúncia

Marcelo Corrêa

02/04/2021

 

 

Em um movimento para marcar posição contra a troca de comando no Banco do Brasil, o presidente do Conselho de Administração da instituição financeira, Hélio Magalhães, apresentou ontem sua carta de renúncia ao cargo. José Monforte, conselheiro independente, também decidiu sair.

A saída, já esperada no mercado, seguiu-se ao anúncio de que o presidente do BB, André Brandão, seria substituído por Fausto Ribeiro, à frente da BB Administradora de Consórcio.

A mudança ocorreu em razão de atritos entre Brandão e o presidente Jair Bolsonaro, insatisfeito com um plano de reestruturação da estatal que envolve o fechamento de agências.

Em sua carta de renúncia, Magalhães afirmou que deixa o cargo por causa do “reiterado descaso” do governo com a instituição. Sem citar diretamente a Petrobras, alvo recente de ingerência por parte de Bolsonaro, Magalhães citou que o mesmo ocorria com “outras importantes estatais”.

“(Comunico minha renúncia) em razão do reiterado descaso com que o acionista majoritário vem tratando não apenas esta prestigiada instituição, mas também outras importantes estatais de capital aberto e seus principais administradores”, afirmou.

MOVIMENTO ESPERADO

O executivo também criticou o que chamou de “tentativas de desrespeito à governança corporativa”, ao falar das interferências na execução do plano de reestruturação do banco e criticou a escolha do sucessor de Brandão.

Magalhães e Monforte — nomes mais alinhados com o mercado —já haviam feito pelo menos três manifestações contrárias à mudança no comando do banco. Duas delas foram atos de desagravo a Brandão, e uma, mais recente, contrária à indicação de Ribeiro para o cargo.

A saída, anunciada ontem, antecipou um movimento que já estava previsto. O Conselho de Administração do BB será renovado no próximo dia 28, e os nomes dos dois conselheiros não constam da lista de indicados pelo governo para integrar o colegiado.