Correio Braziliense, n. 21.142, 13/04/2021. Brasil, p. 12

 

Começa imunização contra gripe

13/04/2021

 

 

Apesar de a vacinação contra a covid-19 seguir lentamente, a campanha anual contra a gripe começou ontem como estratégia paralela e complementar no combate às síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs). Mas, diferentemente dos outros anos, os idosos não estão na primeira fase de imunização para que as aplicações das duas vacinas não coincidam. Isso porque a recomendação do Ministério da Saúde é de que haja um intervalo de 14 dias entre o recebimento dos imunizantes.

Alguns estados, porém, adiaram o início da vacinação contra gripe para privilegiar a continuidade das aplicações contra a covid-19. Foi o caso do Rio de Janeiro, que não distribuiu as doses dos imunizantes para combater Influenza ontem e remarcou o início dos trabalhos para amanhã.

Ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou a importância da vacinação contra a gripe. A imunização será feita de forma escalonada e os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas. Assim, os idosos com 60 anos ou mais só receberão a vacina da gripe na segunda etapa, junto com os professores, entre 11 de maio e 8 de junho.

Na primeira etapa, que ocorre entre 12 de abril e 10 de maio, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde serão vacinados. Já na última etapa, que vai de 9 de junho até 9 de julho, o restante da população incluída no grupo prioritário é quem será imunizado.
O ministério pretende vacinar pelo menos 90% público-alvo da vacinação contra a gripe, estimado em 79,7 milhões de brasileiros, até 9 de julho. (BL e MEC)