O Globo, n. 32028, 15/04/2021,Economia, p. 23

 

Silva e Luna quer fim de home office para diretoria

Bruno Rosa

15/04/2021

 

 

No mês que vem, a Petrobras vai reavaliar o futuro do home office para os cerca de 20 mil funcionários. A data já estava marcada e será mantida, masa diretoria deverá voltar logo a trabalhar no edifício-sede da petroleira, no Centro do Rio.

Segundo fontes, o plano do indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o comando da estatal, o general Joaquim Silva e Luna, que já foi eleito para uma vaga no Conselho de Administração, é adotar modelo semelhante ao de Itaipu, onde ocupou ocar gode diretor-geral nos últimos dois anos. Lá, na pandemia, a diretoria não deixou de trabalhar em regime presencial.

A informação sobre mudanças no home office foi antecipada pelo colunista do GLOBO Lauro Jardim em seu blog.

Além das queixas em relação aos reajustes de combustíveis que refletem apolítica de preços da Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro já havia criticado a gestão anterior, de Roberto Castello Branco, porque este trabalhava em regime remoto na pandemia.

A proposta de Silva e Luna, segundo fontes, é usar dados da pandemia para promover mudanças no sistema de trabalho. Os funcionários seriam divididos em diferentes grupos, considerando faixa etária, existência ou não de comorbidades, filhos em idade escolar, além de outros critérios.

TEXTO SÓ EM CENTURY GOTHIC

Assim, a volta ao escritório dependeria do controle da pandemia e da evolução do volume de internações, vagas em UTIs e vacinação.

Mas tudo será feito com calma. Os idosos, por exemplo, não deverão voltar ainda.

O perfil do general é se basear em dados para tomar qualquer decisão —disse fonte próxima ao indicado por Bolsonaro.

A estatal havia definido prazo até 31 de junho para o home office dos funcionários, com avaliação prévia em maio. Até fevereiro, a estatal fez 520 mil testes de Covid-19.

Silva e Luna ainda precisa ser confirmado no cargo de presidente pelo Conselho de Administração, que deve se reunir amanhã. Mas já começou a dar expediente na sede da companhia.

R$ 10,3 BI EM DIVIDENDOS

Ainda não se sabe qual será o estilo de gestão do futuro presidente da estatal ou a sua posição a respeito da política de preços da companhia ou da venda de ativos. Mas uma conversa entre secretárias da empresa em um grupo de WhatsApp vazou nas redes sociais como se fosse um falso e-mail da companhia. Nela, elas descreviam que qualquer mensagem ao general precisa ser enviada com fonte Century Gothic, corpo 16 e em parágrafos justificados.

Ontem, acionistas aprovaram em assembleia aumento de 8,57% em relação ao ano anterior no teto de remuneração dos administradores da estatal, no período de abril de 2021 a março de 2022. Também foi definido que a empresa distribuirá R$ 10,3 bilhões em dividendos.