O Globo, n. 32026, 13/04/2021, Sociedade, p. 9

 

Governadores vão à ONU por ajuda humanitária: Brasil tem recorde na média móvel de mortes

Adriana Mendes

Evelin Azevedo

13/04/2021

 

 

Com o agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, governadores vão se reunir na sexta-feira coma secretária geral adjuntada Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohammed, para pedir que a ONU coordene uma ajuda humanitária para o país.

Ontem, o país registrou um novo recorde da média móvel de mortos: o índice ficou em 3.124, superando o de 1o de abril (3.119), até então o mais alto da pandemia. É o terceiro dia consecutivo em que o índice fica acima de 3 mil. O número da média móvel é 15% maior que o notificado duas semanas atrás.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. O cál cu loéumrec urso estatístico para conseguir enxergara tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários.

Também ontem o Brasil contabilizou 1.726 mortes em 24h, elevando para 355.019 o total de vidas perdidas para o vírus, segundo dados do boletim do consórcio de imprensa.

Governador do Piauí e coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (PT) disseque o encontro coma representante da ONU foi confirmado ontem pela coordenadora do escritório da organização no Brasil, Marlova Noleto.

Em nota, Dias informa que o pleito é por mais vacinas para “conter uma tragédia ainda maior e com graves riscos para o mundo” com ageração de novas variantes do vírus.

Os governadores também vão pedir ajuda para aquisição de oxigênio e medicamentos do “kit intubação”

“O Brasil tantas vezes foi solidário com outros países do mundo em ajudas humanitárias e agora o Brasil, neste Pacto Pela Vida, precisa de ajuda humanitária do mundo, principalmente com mais vacinas, e confiamos na ONU para alcançar esta sensibilidade e resultados para salvar vidas”, diz Dias. A lista com os governadores participantes do encontro ainda não foi divulgada.