O Globo, n.32005 , 23/03/2021. País, p.8

 

Datafolha: 51% criticam anulação de casos de Lula

Madalena Romeo

Dimitrius Dantas

23/03/2021

 

 

Maioria acredita que Fachin agiu mal ao invalidar condenações sofridas por petista na Lava-Jato; 57% consideram sentença do triplex justa, diz pesquisa

Pesquisa Datafolha divulgada ontem indica que a maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é culpado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro que lhe rendeu condenação no processo sobre o tríplex do Guarujá, na Lava-Jato. A maior parte das pessoas considera, ainda, que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin agiu mal ao anular as condenações do ex-presidente.

Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados afirmam que foi justa a condenação dada pelo então juiz Sergio Moro no caso do tríplex. Outros 38% consideraram o julgamento injusto e 5% não opinaram.

O resultado não variou muito em relação à pesquisa realizada em abril de 2018, quando 54% viram justiça na sentença de Moro, 40%, injustiça, e 6% disseram não saber.

Sobre a decisão de Fachin de anular as condenações de Lula, 51% acham que o ministro agiu mal, 42% acreditam que a decisão foi acertada e 6% não responderam.

Fachin considerou que a Justiça Federal do Paraná não tinha competência para julgar os processos contra Lula, já que os crimes não estão relacionados com os desvios de dinheiro público na Petrobras. Além do tríplex, a decisão atinge o processo do sítio de Atibaia e a duas ações sobre o Instituto Lula. Com a anulação das condenações, Lula poderá se candidatar nas eleições de 2022.

CANDIDATURA DIVIDE ELEITORES

Em relação à candidatura do petista, a pesquisa mostra que os brasileiros estão divididos: 51% não querem que ele concorra, enquanto 47% querem. A maior fatia de apoio ao ex-presidente nas perguntas sobre as sentenças da Lava-Jato, a decisão de Fachin e a possibilidade de ele concorrer em 2022 vem de setores do eleitorado que historicamente apoiam o petista, como moradores do Nordeste e aqueles que estudaram até o ensino fundamental.

Há outras tendências: aqueles que estão totalmente isolados na pandemia, por exemplo, são favoráveis à candidatura de Lula. Empresários e quem apoia o governo Bolsonaro na condução do combate à Covid-19, por outro lado, são contra.

O Datafolha também perguntou sobre a percepção da corrupção, e 67% acham que esse tipo de crime vai aumentar. A pesquisa ouviu 2.023 pessoas entre 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos.