O Globo, n.31997 , 15/03/2021. Economia, p.15

 

Com pandemia, contratações à distância crescem 87,9%

Suzana Correa*

15/03/2021

 

 

Da entrevista ao processo de admissão, tudo foi digitalizado. Prática imposta pela Covid deve se tornar permanente, dizem especialistas

A contratação de pessoas à distância, por meio de dispositivos on-line, deu um salto no Brasil no ano passado, impulsionada pelo distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Levantamento da Unico, empresa de identificação digital, registrou 163 mil admissões do tipo em 2020, um aumento de 87,9% em relação a 2019.

Os dados mostram que o varejo respondeu por 43% dos contratos, com mais de dez mil em outubro e novembro, período de aquecimento nas contratações temporárias graças a Black Friday e compras de Natal.

Utilizadas a princípio por empresas que foram obrigadas a se adaptar ao “novo normal”, a contratação à distância pode ser adotada definitivamente pelo mercado. Rodrigo Froes, gerente de RH da varejista de brinquedos Ri

Happy, diz que a digitalização forçada reduziu o tempo do processo de contratação de temporários de sete para quatro dias. Assim, o esquema será mantido a longo prazo:

—Antes, era preciso um esforço de guerra para receber, imprimir e gerenciar a documentação de todos os candidatos envolvidos em um processo de contratação.

As admissões 100% digitais são feitas por meio de plataformas para smartphones e computadores que coletam dados e assinatura eletrônica do futuro funcionário e validam a documentação trabalhista no e-Social.

REMOTO, EM QUALQUER LUGAR

A solução é só uma parte de um processo maior de digitalização de práticas de RH que vem aquecendo o mercado de soluções tecnológicas para a área. Desde 2019, a rede de restaurantes Burger King implementou um robô de WhatsApp para recrutar profissionais. De lá para cá, a inteligência artificial recebeu mais de 150 mil currículos. Os selecionados são direcionados para oportunidades em suas regiões.

Segundo Marcia Baena, VP de Gente e Gestão do Burger King, o tempo de admissão caiu pela metade:

—O momento pelo qual estamos passando fez a empresa intensificar sua jornada de reinvenção digital não só para nossos consumidores, mas para colaboradores e candidatos em processos seletivos.

Acreditamos que o processo é vantajoso e já se mostra uma tendência na área.

Em diversas empresas, as seleções e contratações à distância também têm viabilizado a admissão de trabalhadores que atuarão 100% remotos. E em alguns casos, em qualquer lugar do mundo. Ana Gabriela Verotti, analista de marketing de conteúdo, mora em Roterdã, na Holanda, e foi contratada neste mês pela Dock, start-up brasileira de tecnologia para serviços financeiros.

—O fato de eu e os entrevistadores estarmos em casa, na nossa zona de conforto, me deixou bem tranquila para as entrevistas.

*Estagiária, sob supervisão de Maurício Xavier