O Globo, n.31992 , 10/03/2021. Mundo, p.22

 

Colômbia adia retomada de ligação aérea com Brasil

Janaína Figueiredo

10/03/2021

 

 

Preocupação com situação da Covid-19 no país e novas cepas levou Bogotá a tomar medida, que põe em risco visita de Duque

Diante dos números preocupantes da pandemia no Brasil, a Colômbia decidiu adiar por tempo indeterminado a retomada de voos de ligação com o país. Nesta semana, o governo do presidente Iván Duque analisou o cenário sanitário e, atento sobretudo à nova cepa do coronavírus que surgiu em Manaus, tomou a decisão, que também põe em dúvida a viagem do mandatário a Brasília, prevista para o próximo dia 23. A suspensão é para todos os voos provenientes de aeroportos brasileiros, até mesmo para cidadãos e residentes estrangeiros.

A preocupação se estende a outros vizinhos, e o Peru também continua fechado para voos do Brasil. Em caso de pessoas que precisem urgentemente viajar, o governo peruano sugere a possibilidade de voar via Chile, ou de algum outro país que não tenha fechado a comunicação aérea com o Brasil. A Argentina mantém a proibição de entrada de estrangeiros—não apenas brasileiros—mas permite voos entre os dois países para cidadãos argentinos e residentes estrangeiros.

Segundo fontes oficiais, atualmente existe uma lista de espera de cerca de 500 cidadãos colombianos que estão no Brasil equeremre tornaras eu país. O governo Duque não tem previsão de voos fretados para trasladar seus cidadãos.

— A medida (suspensão de voos)s erá reavaliada acada 15 dias — comentou uma fonte do governo colombiano.

Sobre a visita de Duque — cancelada pela quinta vez desde que surgiu a iniciativa, em dezembro de 2019 — fontes oficiais lamentam a possibilidade de um novo adiamento. O presidente colombiano expressou grande interesse em visitar o Brasil e selar acordos. Estão previstos entendimentos em matéria de segurança, cooperação científica e regras tributárias. Os dois governos discutiram a possibilidade de um encontro na fronteira amazônica, no final de fevereiro. Depois, por questões logísticas e diferença sem algumas questões, a reunião foi adiada para o final de março, em Brasília. Agora, a visita de Duque está de novo em dúvida.

Em Bogotá, as notícias do Brasil não são tranquilizadoras. No Ministério da Saúde, teme-se que, caso Duque insista em viajar a Brasília, na volta ao país o presidente e sua comitiva tenham de realizar uma quarentena de 14 dias.

— A nova cepa brasileira ainda é desconhecida e preocupa — reconheceu uma fonte colombiana.

Fontes do governo brasileiro disseram que a visita de Duque está de pé e qualquer modificação caberia ao governo colombiano.